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5 dicas de como preparar sua loja de roupas para a Black Friday

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Criada nos Estados Unidos e copiada pelo resto do mundo, a Black Friday se tornou um grande fenômeno pelo qual lojistas, empresários e consumidores aguardam o ano todo. Com a chegada de novembro, a Black Friday promete dar um up nas vendas, que andaram em baixa este ano devido à crise.

Mas para tirar proveito dessa data, conseguir vender muito e ter bastante lucro, é importante realizar alguns esforços. Neste post, você vai conferir 5 dicas sobre como preparar uma loja para a Black Friday!

1. Prepare sua equipe

É essencial que a sua equipe de vendedores esteja bem preparada para oferecer um atendimento de qualidade. O pessoal deve ter conhecimento sobre os produtos que oferece e sobre como funcionarão os descontos, instruídos a oferecer as promoções ao cliente além dos itens que estiverem sendo procurados, agregando valor ao final da venda.

Além disso, é preciso estar preparado para receber um volume muito maior de clientes na loja, afinal, o público todo estará aguardando a Black Friday para fazer compras. Portanto, espera-se que o movimento das lojas aumente muito, e sua equipe deverá estar preparada para atender a essa demanda.

2. Tenha uma boa estrutura para receber os clientes

Normalmente, a demanda de clientes de uma Black Friday é bem superior do que em um período comum. Por isso, assim como você prepara sua estrutura, seu espaço e seu estoque para períodos sazonais como o Natal, é necessária a mesma preparação para a Black Friday.

Esteja ciente da estrutura da sua loja e busque saber se será possível suprir a demanda antes da chegada do grande dia e não correr o risco de deixar sua clientela na mão.

3. Faça os cálculos para não sair no prejuízo

Ao pensar em como preparar uma loja para a Black Friday, saiba que existem dois grandes objetivos: um por parte do comerciante e outro do comprador. O do comerciante é vender muito e o do comprador é conseguir muitos descontos.

No entanto, isso precisa ser bem calculado para seu negócio não acabar saindo no prejuízo no final, pois, se você sair simplesmente dando descontos absurdos, certamente sua margem de lucro diminuirá —e muito!

Por isso, com bastante antecedência, faça todos os cálculos com calma. Analise a margem de lucro que você tem em cada produto, quais vendem bem, o que está parado no seu estoque e veja o quanto de desconto você pode dar sem sair prejudicado.

4. Ofereça descontos reais e significativos

Black Friday andou perdendo um pouco a sua força nas últimas edições, quando foi constatado que muitos dos descontos oferecidos não eram reais. O comerciante colocava o preço de um produto lá em cima, oferecia um desconto X e, no fim, o produto acabava saindo pelo seu preço normal de venda.

O cliente não é ingênuo e quer descontos de verdade, por isso essa expectativa toda na Black Friday. Desse modo, volte um pouco à dica anterior e busque uma forma de oferecer descontos reais e significativos. Não se preocupe em fazer com que a promoção abranja toda a loja, mas que os produtos que estiverem em promoção realmente estejam com desconto.

Analise quais produtos vão continuar a lhe oferecer lucro mesmo na promoção e que, com o volume de vendas, poderão lhe trazer até mais lucro do que com o preço normal. Os que não tiverem muito impacto ou possuírem uma margem de lucro muito pequena, deixe de fora da promoção ou dê um desconto pequeno.

5. Invista em divulgação

Como a clientela vai saber que a sua loja está participando da Black Friday e oferecendo descontos arrasadores se você não falar? Por isso, divulgação é a palavra-chave!

Divulgue principalmente nas redes sociais, que são um meio fortíssimo de comunicação, mas prepare também a sua vitrine. Sinalize sua loja por dentro, indicando os produtos que estão na promoção e cole adesivos na fachada para avisar dos descontos. Enfim, seja criativo e invista em divulgação!

Ainda tem dúvidas sobre como preparar uma loja para a Black Friday? Entenda como aumentar o ticket médio da sua loja de roupas e saiba como lucrar mais nesse período!

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