Produtividade

Conheça 6 bons livros para seu crescimento pessoal e profissional

bons livros
156views

Quem almeja ser bem sucedido no que faz precisa se dedicar à leitura de bons livros.

 

Talvez não haja melhor alternativa do que a leitura para aperfeiçoar a vida pessoal e profissional. Não é segredo para ninguém que bons livros funcionam como fontes de conhecimento e podem provocar mudanças contundentes na nossa percepção de vida. Confira a seguir algumas dicas de livros que valem o seu tempo.

Mais do que lazer e relaxamento, os livros proporcionam lições fundamentais. Foto: Shutterstock

6 bons livros para a vida pessoal e profissional

1. A arte da Guerra – Sun Tzu

Escrito no século IV a.C. pelo estrategista Sun Tzu, o livro reúne vários conceitos sobre estratégia militar. O mais fascinante é que é possível aplicar os ensinamentos do autor até hoje, por meio de metáforas, associações e analogias.

A obra é especialmente recomendada para quem lida com administração e marketing, por abordar tópicos de posicionamento de mercado e segmentação de produto.

2. Quem mexeu no meu queijo? – Spencer Johnson

Estamos falando de um dos bons livros motivacionais presentes no mercado. A obra apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens, sendo dois ratos e dois homens.

O objetivo desse livro é retratar as metas específicas de cada pessoa durante a vida. Dessa forma, ele aborda a maneira como reagimos aos obstáculos e à necessidade de mudanças.

3. Problemas? Oba! – Roberto Shinyashiki

O grande segredo do livro de Shinyashiki está em encarar os problemas como oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Além de poder demonstrar sua capacidade para os superiores, é a chance de lucrar por meio da necessidade de outra pessoa.

Falando do ponto de vista de uma empresa: aquela que quiser crescer precisa resolver os problemas de seus clientes melhor do que os concorrentes.

4. O Monge e o executivo – James C. Hunter

Quando falamos em bons livros sobre liderança, a obra de James Hunter sempre aparece entre as mais lembradas. E todo esse sucesso não é por acaso. Basta iniciar a leitura para perceber.

No livro, o autor cria e trabalha os conceitos típicos dos líderes, apresentando o modelo de líder participativo, que se mostra capaz de ouvir e de entender seus liderados.

5. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki, Sharon L Lester

Voltado para as finanças pessoais, o livro trata de duas diferentes lideranças e modos de pensar. A obra pode ser considerada como essencial para aquelas pessoas que pretendem revolucionar a vida pessoal e que precisam de exemplos práticos.

Se você sente falta de um estímulo para começar a empreender, também é uma boa pedida conhecer esse livro.

bons livros

6. O poder do pensamento positivo do Dr. Norman Vincent Peale

O Poder do Pensamento Positivo é um clássico no que diz respeito a livros relacionados ao auto-aperfeiçoamento, tendo sido publicado em 1952 pelo Dr. Peale. Agora um best-seller, o livro foi um dos primeiros clássicos que ajudaram a moldar o espaço moderno de auto-aperfeiçoamento como um todo. Você provavelmente já conhece alguns dos princípios mencionados no livro por causa de sua influência de longo alcance nos livros modernos de auto-ajuda.

Então, quem deve ler O poder do pensamento positivo ? Quase todo mundo. Por fim, o livro trata do desenvolvimento da crença em si mesmo e em seus esforços, mas abrange tudo, desde a realização de seus objetivos até o desenvolvimento de hábitos mentais mais positivos, melhoria de seus relacionamentos e autoajuda. Por sua vez, é um pioneiro relativo e um livro que você não pode errar.

Bons livros exigem leitura diferente

Quando se trata de bons livros, vale a pena investir tempo e dedicar um pouco mais de atenção para potencializar os benefícios e absorver o máximo de conhecimento. Se você não está acostumado a criar fichas de leitura, pesquise a respeito e compreenda como elas podem ser úteis para sua organização, principalmente se você for um leitor voraz.

Outra dica importante é separar um tempo na sua rotina, dedicando-se ao livro de forma integral. Se possível, deixe de lado o celular e a televisão, recolha-se para um local isolado e concentre-se na leitura, tomando notas quando julgar importante. A imersão facilita a concentração e favorece o aprendizado cognitivo.

Além disso, é preciso disciplina para não se deixar levar por outras opções de lazer. Assuma um compromisso diário ou semanal e faça de tudo para cumpri-lo. Sabemos que é mais fácil – e cômodo – sentar no sofá e assistir à televisão, mas você precisa ponderar o que é mais importante para a sua vida pessoal e profissional. Não esqueça: o tempo é valioso. Aproveite o seu!

Esses são ótimos títulos que podem ajudá-lo a criar confiança e começar a cultivar a autoconfiança. Meu conselho? Vá com o que mais chama para você. Todos temos personalidades e peculiaridades diferentes, e eu propositadamente escolhi vários títulos que agradariam a várias personalidades diferentes.

Seja qual for o seu objetivo, se você realmente deseja mais confiança e deseja começar a desenvolver uma crença maior em si mesmo, leve isso a sério. Não deixe passar outro dia antes de dar o primeiro passo. Compre o livro, defina uma hora e um dia em que você irá (se não for agora) ou, pelo menos, decida qual livro será o primeiro.

Gostou das dicas de bons livros? Então deixe um comentário!

1 Comment

Leave a Response