Empreender

Dicas sobre Como Empreender

40views

O primeiro passo para quem quer saber como empreender é ter uma boa ideia. Algo que seja seu. Não precisa ser totalmente original, mas que tenha a sua cara, o seu jeito e a sua forma de ser.

É claro que de pouco adianta ter uma boa ideia se você não vai saber executar ela da melhor forma. Ainda assim, é importante investir um tempo para ter uma ideia em que vale a pena investir.

Essa dica é importante porque, atualmente, muitas pessoas seguem modelos prontos de mercado, sem de fato se envolverem com a ideia que tiveram. E esse é um erro porque, nesses casos, a pessoa acaba reproduzindo tão fielmente o que já existe que o negócio acaba ficando sem personalidade.

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, não existe uma fórmula mágica para ter ideias inovadoras. Isso costuma acontecer a partir do poder de observação e da sua disposição e paciência para encontrar algo diferente para fazer. Em outras palavras, encontrar aquilo que vai fazer a diferença no mercado.

Mas é claro que essa não é a única para você aprender como empreender. Confira outras 10 dicas sobre como empreender logo em seguida.

 

Não tenha medo de sonhar

 

Por mais que dizer isso pareça clichê demais para ser levado a sério, um bom jeito de ter uma boa ideia é não ter medo de sonhar.

Quando você se permite sonhar, a possibilidade de você ter muitas ideias é grande.

Na verdade, um simples brainstorming pode te fazer aflorar várias ideias nas quais você poderia investir o seu tempo e o seu dinheiro.

 

Pense fora da caixa

 

Nada se cria, tudo se copia.

O ditado popular acima não deixa de ser uma das verdades do mundo.

Tudo o que existe precisou ser inspirado em algo para ser criado. Nada é completamente original. Ainda assim, é possível criar algo que mistura várias inspirações para criar algo que se não totalmente original, pelo menos vai ser algo com que as pessoas ainda não estão acostumadas no mercado.

 

Confie na sua criatividade

 

Muitas pessoas desistem de ter ideias.

Geralmente, essas pessoas desistem porque não acreditam que são criativas o bastante.

A verdade é que empreender exige a criação de algo. E se você não se sente criativo no momento, talvez seja o momento de explorar melhor o seu lado criativo. Todos nós temos. Você pode apenas não ter encontrado o seu ainda.

 

Anote e liste todas as ideias que você tiver

 

Quando você registra as ideias que você tem, a chance de que você consiga combinar todas essas ideias em um futuro próximo é maior.

Isso significa dizer que você deve anotar até mesmo as ideias mais simples que você tiver.

Não importa se a ideia te parecer ser muito boba no momento. É importante anotar todos os seus pensamentos, pois quem sabe o conjunto dessas ideias vai acabar sendo a origem de um novo grande negócio de sucesso no mercado.

 

Conte sobre a sua ideia para uma pessoa confiável

 

Quando temos uma nova grande ideia, é comum querermos espalhar essa ideia para o mundo sem nem mesmo pensar sobre a viabilidade dessa ideia.

É muito importante que você não revele tudo sobre a sua ideia. Afinal, ideias valem dinheiro. E nunca se sabe quando alguém mais rápido vai acabar pegando a sua ideia e colocando em prática no mercado antes de você.

Por isso, tenha cuidado e escolha uma pessoa confiável para compartilhar apenas os pontos principais da sua ideia. Nesse momento, peça uma opinião. Se for de fato uma pessoa confiável, ela vai te ajudar e dizer se realmente a sua ideia é boa ou não.

 

Até mesmo a ideia mais louca é bem-vinda

 

Essa dica é importante porque muitas vezes uma pessoa desiste de empreender porque acredita que suas ideias são absurdas demais para serem levadas a sério.

De fato, existem muitas ideias que não podem ser aplicadas na prática. Mas isso você só vai descobrir quando realmente for analisar a ideia que teve anteriormente.

Às vezes, o que você acha que seja absurdo é exatamente o que está faltando no mercado que você quer atuar.

 

Não dê força para o bloqueio criativo

 

O empreendedor deve ser um profissional que cria constantemente.

E é claro que haverão momentos em que a criatividade de uma pessoa não vai fluir tão bem assim.

Esses momentos acontecem. Não há nada de anormal nisso. O que você deve fazer quando isso acontecer é não dar força para esse bloqueio criativo. Por isso, não se desespere. Em algum momento, ele vai passar e logo você estará pronto para ter novas ideias para o seu negócio.

 

Resolva problemas antigos antes de gerar novas soluções

 

O mercado do empreendedorismo está sempre desafiando os profissionais a pensarem em novas soluções de mercado.

Esse tipo de desafio é importante porque estimula o empreendedor a não ficar parado no tempo.

Mas isso não significa que o profissional deve estar trabalhando somente para criar novas coisas. Haverá os momentos em que o empreendedor vai precisar resolver os problemas que já existem dentro do seu negócio antes de investir em novas ideias.

 

Não fique restrito ao mundo dos negócios

 

As inspirações para ter novas ideias de negócio podem vir de qualquer lugar, e não somente do meio corporativo.

Na verdade, ficar restrito ao mundo dos negócios é uma péssima decisão quando o assunto é saber como empreender da melhor forma.

Na maioria das vezes, a melhor inspiração não está dentro desse ambiente corporativo, mas sim fora dele. Por isso, busque referências em diversas fontes, e não apenas na sua zona de conforto.

 

Descubra onde estão os problemas que ainda não tem solução

 

Você pode até achar que já foi inventado de tudo nesse mundo, mas isso não é bem verdade.

Existem muitos problemas sem solução no mercado. E para descobrir quais são esses problemas e onde eles estão, você vai precisar observar.

A observação vai te permitir descobrir onde estão os problemas que você pode resolver. E acredite, eles realmente existem. Desenvolva um olhar apurado e você vai conseguir perceber eles.

Essas foram apenas algumas dicas sobre como empreender. Como você deve ter percebido, esse mercado de novos negócios é repleto de oportunidades que dependem das ideias para serem investidas. Por isso, siga o processo de observar, identificar, criar e aplicar que você vai longe, seja qual for o mercado no qual você quer atuar.

Leave a Response