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9 Gatilhos Mentais e Um Tiro Certeiro na Mente do Seu Público Alvo

Gatilhos Mentais
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Eu apenas quero que você saiba que os Gatilhos Mentais possuem a função de atiçar o inconsciente fazendo com que aquele que o vê, ou seja, o consumidor, exerça determinada ação almejada pelo usuário desta ferramenta.

Não sei se você já leu o livro de Martin Lindstorm “A lógica do consumo – Verdades e mentiras sobre por que compramos”, apenas saiba que este incrível autor é um estudioso do Neuromarketing, uma técnica que através de estudos sobre as reações mentais, tenta compreender o que leva o consumidor a comprar algo.

Lindstorm depois de muitas pesquisas e experiências chegou à conclusão que a maior parte das nossas ações são realizadas pelo lado inconsciente do nosso cérebro, este mundo obscuro é composto por inúmeras decisões tomadas de maneira imediata desprovido de qualquer raciocínio.

9 Gatilhos Mentais e Um Tiro Certeiro na Mente do Seu Público Alvo

1º O Gatilho da Escassez

Já viu quando você está na internet, mais precisamente naqueles sites de compra e logo abaixo do produto existe uma mensagem escrita “Apenas uma mercadoria em estoque”, esse é um dos gatilhos mentais bem usado atualmente, é o chamado de gatilhos da escassez, eles lhe fazem pensar que pode ser a sua última chance de obter um determinado produto. Isso o valoriza dando a ele um caráter especial, que desperta atração nos consumidores aumentando assim as chances de consumo.

Alguns Exemplos do Gatilho da Escassez:

  • Compre já; 
  • Essa é a sua última oportunidade; 
  • Oferta limitada.

2º O Gatilho da Urgência

Aqui a oferta tem um prazo para acabar, enquanto ele não chega, o produto estará disponível para quem quiser adquiri-lo. Bem parecido com o Gatilho da Escassez, neste o objetivo também é instigar o consumidor de maneira que ele fique desesperado a ponto de querer logo comprar o produto. 

Exemplos:

    • Só até hoje;
    • Sua última chance;
    • Hoje é o último dia;
    • Imediato;

 

  • Agora.

 

Outro exemplo são aqueles reloginhos que ficam correndo sugerindo que quando acabar o tempo aquela oferta não estará mais disponível.

Gatilhos Mentais

3º O Gatilho da Autoridade

Um dos gatilhos mentais famosos que muitos conhecem é Gatilho da Autoridade, quer ver como você conhece? Quem usa Tigre é autoridade no assunto! Quem nunca ouviu essa frase! Esta espécie de gatilho tem como objetivo fazer com que você acredite que ao adquirir um produto de uma determinada marca, este lhe tornará um expert, uma autoridade diante das demais pessoas. 

Exemplos: Sabe aquelas marcas que sempre tentam passar uma imagem única, elas estão usando o gatilho da Autoridade.

As marcas que utilizam deste gatilho buscam transmitir uma ideia de especialidade, sugerindo que apenas os melhores podem fazer parte dela.

4º O Gatilho da Reciprocidade

Sabe quando você faz algo desprovido de qualquer interesse, este gatilho se exemplifica exatamente nesta ação. Eu estou lhe fornecendo conteúdo de maneira totalmente gratuita, se ao final dele eu te pedisse para deixar o seu e-mail para enviar-lhe um material importantíssimo é bem provável que o fizesse. 

Exemplos: sites de conteúdos que disponibilizam ebooks recebidos através do fornecimento de email.

5º O Gatilho da Prova Social

Se todos estão comprando então deve ser bom! Eu duvido que você nunca adquiriu um produto se baseando na popularidade que ele possuía diante das outras pessoas!

Exemplo: marcas que dão ênfase ao seu sucesso perante o público, relatando o quanto essas pessoas estão felizes e satisfeitas.

6º O Gatilho dos Porquês 

Eu acredito no seu potencial, por isso gostaria que prestasse atenção neste conteúdo! Prontinho, você acabou de presenciar um exemplo desta espécie de gatilho, nele o objetivo é te encher de motivos para adquirir algo.  

Exemplos: Você precisa deste produto se quiser alcançar o resultado “x”.

7º O Gatilho da Antecipação

Quando uma marca anuncia algo que está por vir ela aplica a Antecipação, é como se fosse um trailer de um filme preste a lançar. Aqui o objetivo desse gatilhos mentais é deixar você ansioso e louco para saber qual é deste novo produto que virá.

Exemplo: As propagandas automobilísticas usam muito este gatilho quando anunciam promoções incríveis que no dia “x” serão realizadas, até lá você fica feito um maluco contando os dias esperando por este momento.

8º O Gatilho da Novidade

Todos utilizam esse gatilho mental! Nele o objetivo é nada mais nada menos do que apresentar algo novo fazendo com que você deseje abandonar o que já tem e adquira o inovador produto que lhe foi mostrado.

Exemplos: As marcas de celular fazem muito isso pois a cada dia lançam um modelo novo e para vende-los, cria “n” motivos para os consumidores comprarem.

9º O Gatilho da Relação Dor e Prazer 

Deixa eu te ensinar uma coisinha, sabe como as marcas vendem seus produtos? Primeiro elas criam mil problemas e depois apresentam uma solução, e claro, concidentemente ela está vendendo a solução que você precisa.

Exemplo: Você sabia o que o cigarro pode te matar? Você já tentou parar de fumar e não conseguiu? Com o super “x” da marca” y” isso lhe será possível!

Eita! Eu enchi a sua cabeça com gatilhos mentais que na verdade você vai acabar atirando em mim! Brincadeiras à parte espero que tenha gostado deste conteúdo e que use essa ferramenta a seu favor e sempre com sabedoria. Espero ver você novamente, até a próxima! 

 

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