Produtividade

Gestão do tempo: as 10 melhores ferramentas para redator freelancer

Gestão de Tempo
234views

Duas mudanças em curso estão modificando completamente a gestão do tempo no mercado de trabalho, especialmente para os redatores freelancer. Em primeiro lugar, o Brasil é o país mais conectado à internet e perde a dianteira apenas para as Filipinas no uso das redes sociais. Em segundo lugar, o trabalho remoto tem ganhado espaço nessa nova conjuntura, o que requer uma nova adaptação para quem trabalha em casa.

Responsável por serviços pontuais e, muitas vezes, simultâneos, o redator freelancer precisa ser hábil para se organizar e entregar tudo em dia. Mas aí vai outro dado interessante nesse contexto: com o uso das várias possibilidades em rede, nossa atenção tem diminuído de forma considerável, como constata o intelectual americano Jonatan Crary. 

Ou seja, a nossa concentração enfrenta muitos desafios no percurso de um trabalho. Tente manter o foco em um texto quando chega uma nova mensagem no WhatsApp ou uma notificação no Facebook. Parece impossível, não? 

Entretanto, nossa capacidade de adaptação cognitiva é impressionante e varia de acordo com os recursos disponíveis. Se você utilizar as ferramentas certas, consegue uma ótima ajuda para se manter concentrado e não correr para o primeiro teste aleatório que aparecer no feed de notícias.

Confira as principais técnicas e ferramentas para auxiliar na gestão do tempo de todo redator freelancer.

Gestão do tempo: as 10 melhores ferramentas para redator freelancer

1) Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro consiste em trabalhar por 25 minutos e, após esse tempo, descansar de três a quatro minutos. Repita essa sequência quatro vezes, completando uma hora de trabalho. Depois desse ciclo, tire uma pausa um pouco maior – de meia hora, por exemplo. E não há problemas em adaptar o tempo para cada caso. 

Se você consegue se concentrar por 30 minutos em vez de 25, siga firme e tire um minuto de descanso a mais. Só é importante manter as “regras” para não acabar abrindo exceções que levem à distração. Esses intervalos são essenciais para relaxar um pouco e voltar à atividade com todo o pique. 

2) Kanban

O Kanban é um sistema muito utilizado em administração, mas você pode adaptá-lo para controlar as demandas e entregas diárias. Uma forma fácil e prática de incluí-lo no dia a dia é por meio de um quadro onde possa colocar vários post-its

Divida a superfície entre “Para fazer”, “Em andamento” e “Finalizados”. Use cores diferentes para cada atividade anotada, assim terá mais facilidade na visualização do fluxo. Também é possível usar as cores verde, amarelo e vermelho para indicar uma escala de menos e mais urgência para a conclusão. 

Plataformas digitais como o Trello trabalham nesse mesmo esquema de tarefas

Gestão do Tempo

3) Regra 52/17

Outra alternativa relacionada à mensuração do tempo para a produtividade é a regra 52/17. Por incrível que pareça, várias pesquisas indicam que essa é a medida certa: 52 minutos de atividade para 17 de descanso. 

Possivelmente, a prática é mais indicada aos que têm mais autocontrole. E claro: você vai precisar de um despertador para conseguir contabilizar os momentos de atividade e descanso da forma adequada. 

4) Task Counter

Gratuito, o Task Counter ajuda a medir quanto tempo você gasta com cada atividade no computador. Para isso, o usuário insere as principais atividades e aciona o contador toda vez que iniciar um novo processo. No final, ainda é possível gerar um relatório para ter uma noção mais exata da forma como você tem usado o seu tempo. 

O único detalhe é se lembrar do contador – para isso, é preciso um pouco de organização a priori.

5) Due 

O Due é um aplicativo superprático que já ganhou todos os usuários da Apple. Isso porque basta marcar dia e hora do seu compromisso para receber um alerta no iPhone. Você também pode deixar a tarefa sem a marcação de finalizada, assim o app continuará lembrando que falta terminá-la. 

Ele custa cerca de 5 dólares e conta com versão em português para facilitar o dia a dia. 

6) COL Reminder

O Col Reminder é um aplicativo um tanto curioso, mas que pode ajudar bastante. Além das notas com alarme, serve para lembrar o tempo no estacionamento ou a hora para fazer uma ligação. 

Quando você precisar ligar para uma fonte, por exemplo, o app deixa tudo pronto e com apenas um toque a ligação é feita.

Redator Freelancer

7) Time Left

Deixando um pouco a Apple de lado, esse sistema é especial para quem tem Windows. Com cronômetro e alarme, permite que você selecione sua música preferida para cada toque. E o app vai além: você pode deixá-lo programado para abrir um documento a qualquer hora que precisar, assim como o desligamento. 

Com todas essas funcionalidades gratuitas, fica muito mais simples se organizar e parar no momento certo.

8) Google Agenda

O Google Agenda já é um clássico. Você consegue organizar todas as suas tarefas de redator freelancer: reuniões por Skype, entrega de texto, entrevistas, dia de receber o pagamento etc. 

O sistema envia lembretes para o e-mail ou para smartphones com Android. Para quem já usa o Gmail, não poderia ser mais prático.

9) Evernote

Talvez este seja o aplicativo mais utilizado por quem busca organização. Digamos que o Evernote é o substituto virtual do bloco de notas. Então, resulta em um app muito simples e intuitivo para manusear. 

É possível acertar prazos, agendar compromissos ou fazer listas de compras, tudo armazenado e acessível no celular ou computador.

10) Alarmed

Como o próprio nome já diz, esse aplicativo funciona como um alarme de lembretes. Você acerta o dia, a hora e também pode incluir uma mensagem. Nada como deixar os avisos em papel de lado para aqueles mais alinhados à organização oferecida pelos meios digitais. 

Além de ser gratuito, tem dezenas de sons para os seus alarmes – mas funciona apenas para iPhone.

Gostou de nossas dicas sobre gestão do tempo?Tem algum aplicativo diferente que você usa para a gestão de seu tempo? Deixe-nos saber, coloque no comentário ou envie uma mensagem que poderemos incluir em nosso post.

1 Comment

Leave a Response