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Atraia mais clientes pelas Mídias Sociais utilizando o Inbound Marketing

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As mídias sociais são, atualmente, as principais formas de interação e comunicação do mundo moderno. A tecnologia permite que pessoas de todos os lugares do mundo se conheçam e se relacionem entre si, quebrando barreiras antes intransponíveis, deixando-nos cada dia mais conectados. 

Diante desse mundo de possibilidades, as empresas não podem perder a oportunidade de se aproximar do seu público e construir um relacionamento com seus consumidores.

Para construir essa relação, não basta criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, como muitos empresários parecem acreditar. Tornar seu produto ou serviço conhecido pelos consumidores e impulsionar suas vendas — gerando resultados efetivos — utilizando as redes sociais é possível, mas exige estudo, planejamento e o uso de boas estratégias de marketing digital.

E a melhor estratégia que os empreendedores modernos podem utilizar para fidelizar seus clientes e se aproximar do público-alvo utilizando as redes sociais é a criação de conteúdos relevantes e de qualidade. Ou seja: o inbound marketing.

O que é inbound marketing?

O marketing digital está presente no cotidiano de todas as pessoas que acessam a internet. É impossível não se deparar com algum anúncio ou propaganda ao navegar pelas redes sociais, acessar sites, assistir vídeos e até mesmo ao utilizar sites de busca como o Google.

Entretanto, é muito importante que os empreendedores entendam que existem diferenciais importantes quando se trata de publicidade online.

O marketing ao qual estamos mais acostumados a ver e perceber na internet é o outbound marketing, que investe em anúncios de produtos e serviços para chamar a atenção dos consumidores, como nos exemplos utilizados acima.

Esse marketing, muitas vezes, pode funcionar, mas é o tipo de publicidade que interrompe o consumidor e pode não gerar um real interesse na empresa ou na marca.

Pensando nisso, surgiu o inbound marketing que, ao contrário do marketing digital “tradicional”, visa à criação de conteúdos relevantes e de qualidade a fim de agregar conhecimento ao consumidor antes de direcioná-lo para a jornada de compra.

Os conteúdos, normalmente publicados no site ou blog da empresa, têm como objetivo sanar dúvidas e oferecer explicações e dicas pertinentes à busca ou necessidade dos consumidores, criando um relacionamento de confiança entre a marca e o cliente. Em vez de interromper, o verbo do inbound marketing é atrair. inbound marketing

Como utilizar o inbound marketing nas redes sociais

Para obter sucesso com o marketing de conteúdo nas mídias sociais, é necessário seguir alguns passos fundamentais para realizar uma boa estratégia e atingir o seu público-alvo. Confira:

1. Criando sua buyer persona

Toda estratégia de inbound marketing parte da criação da buyer persona — a representação do cliente ideal da empresa, ou seja, um exemplo do público-alvo que você pretende atingir com os conteúdos compartilhados. 

Analisando características desse perfil fictício, como idade, gênero, profissão, disponibilidade de horário e objetivos, é possível direcionar o marketing de conteúdo para atingir o maior número possível de pessoas reais que se enquadram como público-alvo da sua empresa.

2. Escolhendo a rede social mais adequada

Seus consumidores estão no Facebook, passam mais tempo no Twitter ou preferem acompanhar as fotos postadas no Instagram? Para determinar em quais redes sociais vale a pena investir, é necessário conhecer os hábitos online do seu público-alvo. 

Afinal, o fato de seu conteúdo alcançar um público específico e estar presente em todas as mídias sociais apenas para alcançar mais pessoas, quando de maneira genérica, pode não gerar nenhum tipo de impacto no aumento das vendas.

3. Divulgando conteúdo

Você produziu conteúdo relevante e de qualidade no site ou blog da sua empresa. Então, agora é hora de divulgá-los por meio das redes sociais. 

Invista em chamadas e imagens interessantes na hora de compartilhar os links, vídeos e demais conteúdos com os seus seguidores para gerar engajamento e despertar a curiosidade dos clientes.

4. Acompanhando os resultados

As redes sociais disponibilizam diversas ferramentas para que você possa acompanhar o desempenho das suas postagens. Além das curtidas, comentários e compartilhamentos, é possível identificar os horários em que as suas postagens apresentam maior alcance e que tipo de conteúdo chama mais a atenção dos seus seguidores. 

Tudo isso deve ser avaliado para que você possa melhorar suas estratégias nas redes ao longo do tempo e gerar mas tráfego qualificado para o seu site ou blog.

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Benefícios das mídias sociais para o seu negócio

Aliar as redes sociais às estratégias de inbound marketing pode trazer muitos benefícios para o seu empreendimento. Conheça alguns deles:

Presença online

O Brasil está entre os países que mais utilizam redes sociais no dia a dia. A grande maioria dos consumidores pesquisam por produtos e serviços na internet antes de tomar a decisão de compra. Quando sua empresa é ativa nas redes sociais utilizadas pelos seus clientes ou possíveis clientes, você constrói uma presença online significativa e atraente para o seu público.

Engajamento

Torne o seu consumidor fã da sua marca! Assim, além de comprar os produtos, ele poderá deixar mensagens e avaliações positivas nas páginas da empresa, incentivando mais pessoas a comprar. 

Além disso, quando o consumidor compartilha os seus conteúdos em suas próprias mídias sociais ou recomenda a empresa para os amigos, ele acaba gerando engajamento e se torna um divulgador gratuito dos seus produtos ou serviços.

Economia

Existem ótimos recursos pagos para melhorar o alcance das suas publicações nas redes sociais. Ainda assim, investir em marketing por meio desses canais é mais econômico para a empresa do que outras formas de anúncio pago, como a maioria das propostas de publicidade de outbound marketing.

Relacionamento com o cliente

Nas redes sociais, é possível estabelecer uma comunicação mais direta com o consumidor. Mantenha os perfis e páginas da empresa sempre atualizados, não apenas postando novos conteúdos com determinada frequência, mas respondendo aos comentários dos seguidores, esclarecendo dúvidas e procurando ouvir as reclamações, críticas e elogios que os seus clientes possam ter.

O futuro começa hoje

Embora não exista uma fórmula secreta para o sucesso, existem esforços que podem trazer excelentes avanços para o seu empreendimento. Unindo produtos e serviços de qualidade, bom atendimento e estratégias de marketing realmente capazes de oferecer a informação pela qual o seu consumidor procura, é possível alcançar ótimos resultados.

Permita que as mídias sociais sejam suas aliadas para criar uma relação verdadeira com o seu público-alvo. E, caso tenha alguma dúvida, não hesite em entrar e contato ou deixar o seu comentário. 

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