Produtividade

3 hábitos que prejudicam a produtividade no trabalho

90views

Alguns hábitos podem prejudicar a nossa produtividade no trabalho, saiba quais são para tentar evitá-los e ter mais sucesso.

Emprego já não está fácil então não dá pra se vacilar. Existem diversos fatores que podem fazer com que você se prejudique com o seu chefe podendo até perder o emprego ou acabar diminuindo sua produtividade junto à empresa.

Para acabar com esse problema e ter o seu desempenho otimizado, saiba que é preciso seguir algumas dicas e ter muita, mas muita disciplina! Quer saber o que pode prejudicar sua produtividade

Antes vamos saber o que é Produtividade?

Pra você que não sabe exatamente o que é produtividade, vamos tentar explicar de maneira bastante simples: Produtividade é a virtude dos empregados que os patrões mais sonham!

Mas vá com calma. Produtividade não é chegar no trabalho às 7h00min e voltar para a casa as 22h00min. Produtividade é render mais em menos tempo. É trabalhar menos e produzir mais. E isso é de absurda importância nos dias atuais, quando o emprego está escasso e o corte de gastos está em pauta.

Imagina só se você, trabalhando 2 horas a menos por dia conseguisse produzir a mesma coisa que produz atualmente. A empresa ia economizar em energia elétrica e outros gastos, e ter o mesmo resultado no final do mês. E por isso a produtividade é importante.

Porém, apesar de todos nós termos a capacidade natural de sermos produtivos, muitas vezes nos distraímos com tarefas desnecessárias ou nos sobrecarregamos com outras tarefas e diminuímos gradativamente nossa produtividade.

Trabalhar em muitas coisas ao mesmo tempo

Multitasking é o nome dado ao profissional que faz várias coisas ao mesmo tempo e muitas pessoas acreditam que isso é sinal de qualidade dentro da empresa, porém não é bem assim, pois pode haver perda de produtividade no serviço e ainda sofrer alguns danos a saúde já que o cérebro pode sobrecarregar com tantos trabalhos e com isso aumentar o estresse.

Além disso, a empresa pode acabar perdendo o funcionário porque ele pode demorar a aprender coisas novas caso for preciso devido ao cansaço que pessoas que são multitarefas possuem e junto pode acabar não produzindo o esperado dentro do ambiente de trabalho.

Quem faz muita coisa acaba não fazendo nada, montar uma planilha com sua programação diária ou semanal é uma ótima ideia, nela você prioriza as tarefas que são mais importantes e então saberá como administrar melhor o seu tempo pois fazendo uma coisa de cada vez você executa serviços que são de qualidade com isso trazendo satisfação à empresa e ao chefe.

A famosa geração Y é conhecida principalmente por fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Certamente você esta lendo esse artigo com milhares de outras abas abertas em seu computador, ouvindo música ou até mesmo vendo alguns vídeos.

É comum trabalhar ou até mesmo fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas saiba que esse é um dos maiores vilões da sua produtividade! Quando você faz várias coisas ao mesmo tempo, rapidamente você perde o foco, o que atrapalha todos os seus projetos. Dessa forma, ao invés de agilizar a produção, trabalhar em várias coisas acaba atrasando todo o seu trabalho.

Trabalhar em muitas tarefas ao mesmo tempo, além de nos estressar, nos faz diminuir significativamente a produtividade. Diferente do que se pensa, fazer muitas coisas ao mesmo tempo não é legal. Errado o superior hierárquico corporativo que pensa dessa forma, pois isso atrapalhará o rendimento do funcionário.

Se seu cargo exigir que você realize uma diversidade de tarefas, organize-as. Faça todas elas, mas não ao mesmo tempo.

Esperar pelo outro para agir

Atitude é tudo para se tornar um profissional de sucesso. Quando você age e não espera para o outro agir primeiro, demonstra que você se preocupa com a empresa, mostra progresso e interesse.

Sabe aquele famoso “se ele não faz, por que tenho que fazer?”?

Pois é, essa famosa frase que certamente você já usou muito, também é inimiga da sua produtividade! Muitas pessoas acabam esperando as outras para realizar o seu trabalho, nesse caso, um espera pelo outro e ninguém faz nada! Tomar atitudes certas é o primeiro passo para melhorar o seu rendimento.

Caso esteja em um projeto pelo qual alguém não fez a parte dele e ficou tudo pra você fazer, é frustrante, mas não é por isso que deve desistir e também não fazer porque o projeto não pode acabar.

Então faça a sua parte dentro do seu ambiente de trabalho, claro sem prejudicar ninguém porque o bom funcionário mostra eficiência quando aproveita as oportunidades, ou seja, é nesse momento que você deve impor o que sabe, fazendo a sua parte e mostrando a sua capacidade.

Quando você dá o passo o inicial, já está meio caminho andado para o sucesso! Ter atitude acaba melhorando o seu desempenho e acaba motivando sua equipe a aumentarem a produtividade! Não espere por ninguém para mostrar o quanto você é capaz! Tome uma atitude agora mesmo e mantenha o foco!

Esperar o outro agir para que você possa também agir é outro erro. Até porque o pensamento desse outro pode ser o mesmo, de esperar você agir para poder agir. E ai vocês vão ficar nesse dilema até quando?

Faça sua parte, independente se o outro vai fazer a dele e sem esperar qualquer elogio ou agradecimento. Cumpra sua parte e durma sem peso na consciência.

Acesso a redes sociais como Facebook e WhatsApp

Nesses últimos anos cresceu o índice de demissão devido ao uso excessivo ou irregular da utilização das redes sociais como Facebook e WhatsApp em horários de trabalho. A facilidade do acesso pelo celular contribui muito para esse aumento.

Para tudo se tem hora e lugar e pra isso não é diferente, redes sociais devem ser acessadas com cuidado e bom senso, não dá pra concluir uma tarefa se estiver o tempo todo online. Tudo na vida deve ter equilíbrio, horário de trabalhar é horário de trabalhar. Muitos funcionários interrompem o que estão fazendo para acessar a internet e acabam trazendo a vida particular para dentro da empresa e prejudicando a vida profissional.

Nenhum chefe gostaria de ver seu funcionário no Facebook enquanto tem uma pilha de trabalho para se resolver não é mesmo? Deixe para ver ou responder alguém pela rede social logo após o expediente ou na hora do café isso pode ser uma das garantias da sua permanência no emprego.

Um dos maiores desafios de todas as empresas e também de quase todos os profissionais, é conseguir manter ou até mesmo melhor a produtividade no trabalho. Com tantas ferramentas e objetos de distrações, é fácil perder a concentração e diminuir o rendimento diário na hora do serviço.

Quem não gosta de dar aquela espiadinha no Facebook ou nas conversas do WhatsApp? Todo mundo merece um pouquinho de descanso e relaxar a mente, porém o problema das redes sociais, é que 5 minutinhos acabam virando umas 2 horas, o que com toda a certeza, afunda a produtividade!

O acesso as redes sociais e a aplicativos de mensagens instantâneas está quase que banido da grande maioria das empresas, exceto para uso corporativo. Isso porque as pessoas, sem se dar conta, gastam horas e horas vendo bobagens na internet. Muitas vezes nem nos damos conta disso, e achamos que estamos ficando poucos minutos atualizando o feed do Facebook.

Mas, se somarmos esses poucos minutos, no final do mês perdemos boas horas vendo coisas que, na grande maioria das vezes, serão inúteis.

Se você tem problemas e acaba se distraindo facilmente, o correto é evitar utilizar essas redes sociais durante o expediente. Com o tempo, você vai se adaptar a manter o foco no seu trabalho e nada irá te distrair facilmente!

Experimente nossas dicas e livre-se desses inimigos que prejudicam sua produtividade!

E você? Já se flagrou tendo essas atitudes? Deixe seu comentário abaixo e fique ligado que estaremos sempre com dicas de produtividades para você. Espero que este artigo possa ter te inspirado a ser mais produtivo. 

Leave a Response