Há muitos anos que grandes corporações investem no marketing digital, conseguindo ótimos resultados. O SEO e Buscas Orgânicas é uma excelente estratégia para conseguir resultados sem muito custo. Porém, essa plataforma não é exclusividade das grandes empresas: qualquer pessoa com acesso à internet pode usufruir dos benefícios digitais.
Esse método de marketing foca no conteúdo de qualidade para atrair o público-alvo e, com isso, os converter em clientes. Mas, além da qualidade, é necessário produzir os conteúdos de modo que se evidencie nos mecanismos de busca.
Para isso, é importante conhecer os conceitos de SEO e buscas orgânicas, que podem ajudar na classificação das buscas e aumentar a visibilidade da marca para o público-alvo, melhorando a taxa de conversão de visitantes para clientes.
Search Engine Optimization: o que é?
Como o nome já diz, a Otimização dos Mecanismos de Busca são estratégias aplicadas no conteúdo de um site para que aquela página seja mais classificada quando o usuário pesquisa certa palavra-chave.
Dessa forma, a empresa escreve seus conteúdos de atração com as palavras-chaves como tema central, evidenciando-as para que tenha mais compatibilidade com os resultados das pesquisas.
Mas por que eu devo otimizar o meu site para aparecer nos mecanismos de busca? Bem, o Google é responsável por 97% das pesquisas realizadas no Brasil. Dentro dessa porcentagem absurdamente alta, existem possíveis clientes para todo tipo de setor.
Se uma pequena ou média empresa constrói conteúdos otimizados e aparecem nos primeiros resultados da pesquisa, parte desses possíveis clientes irá entrar no site e, dentre eles, uma parte comprará o produto ou o serviço.
Sem esse índice de visibilidade, a quantidade de clientes efetivos no fim das contas será bem menor, devido a menor abrangência das técnicas tradicionais de marketing. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado.
E o conceito de buscas orgânicas, o que significa?
Em sites de pesquisa como o Google ou o Yahoo, é comum ter resultados patrocinados nas primeiras posições da página de resultado. Isso ocorre porque aquela empresa investiu monetariamente para seu site aparecer ali, ou seja, alugou um pedaço de divulgação.
Já os resultados orgânicos são os que aparecem naturalmente, em que o algoritmo de classificação dos mecanismos avalia diversos fatores e coloca os mais relevantes na primeira página.
Além disso, esse método de busca é gratuito, permitindo que empresas de todos os níveis invistam nesse espaço, sendo que o único investimento será o tempo gasto para otimizar as buscas.
E quais os motivos para utilizar essas estratégias de SEO e buscas orgânicas?
A divulgação da empresa é inevitável. Sem os clientes visualizarem a empresa é impossível gerar um aumento de vendas ou um maior fluxo de clientes. Além disso, existem vários outros aspectos que tornam essencial o marketing digital.
Filtro de visitantes
Uma grande vantagem de utilizar esses métodos é que, trabalhando o conteúdo em cima das palavras-chave do cliente, é possível controlar melhor para quem a empresa aparece, priorizando nos interessados do produto.
A quantidade de visualizações é importante, porém não adianta nada se mais da metade das pessoas não se interessar por aquele setor.
Credibilidade
Ao utilizar o SEO e buscas orgânicas, o site da empresa fica bem colocado nas páginas de pesquisa e, mesmo perdendo as primeiras posições paras as buscas pagas, é visto como sinônimo de qualidade pelos clientes.
Além disso, é essa a razão de número de acessos em sites que não utilizam as posições pagas ser muito maior, já que ele chegou até ali por qualidade e conhecimento no assunto.
Engajamento com os consumidores
Um conceito importante em toda empresa e estratégia de marketing, seja digital ou física, é a marca se conectar com o público, dividindo opiniões e criando uma relação mais pessoal.
A plataforma digital oferece um engajamento bem interessante, já que, devido ao modo de construção dos conteúdos, a palavra-chave da pesquisa vai levar o visitante para as páginas que ele realmente precisa, facilitando sua busca e melhorando a visibilidade da empresa.
Não necessita de investimento monetário
Outro motivo que promove a utilização da técnicas de SEO é que o marketing otimizado não necessita de investimentos e gastos para ser produzido: são necessários apenas conteúdos de qualidade.
Dessa forma, os resultados obtidos serão relativos ao esforço de cada empresa e setor de marketing.
Palavras-chave são a base do SEO
Construir um conteúdo em cima de uma temática restrita pode até ser desafiador, mas o verdadeiro desafio é encontrar a palavra-chave que mais se relaciona com o público-alvo e a empresa.
Uma estratégia comum para isso é analisar as estatísticas que mostram as buscas mais realizadas pelos brasileiros nos últimos meses. Desse modo, a empresa pode identificar as palavras mais comuns entre seu público.
Por exemplo, uma empresa de TI, ao ver que a pesquisa “Como usar WhatsApp no PC?” ficou entre as buscas mais realizadas do Brasil, incorporações de tecnologia podem publicar conteúdos com essa temática, utilizando “WhatsApp no PC” como palavra-chave.
Quais fatores o mecanismo de busca leva em conta para classificar os sites?
São inúmeros os fatores de análise que os sites de busca utilizam para classificar os incontáveis sites que existem na internet, conseguindo oferecer ao usuário apenas os resultados relevantes. É por isso que quase sempre achamos o que queremos nas primeiras páginas.
Entre as centenas de fatores, há alguns que podem ser trabalhados pelo SEO para promover uma busca orgânica melhor classificada:
- Quantidade de vezes que a palavra-chave é utilizada no conteúdo: lembrando que, quando ela é utilizada de modo exagerado, também prejudica na classificação.
- A qualidade do site: já que o buscador se compromete em oferecer os melhores resultados para os usuários.
- A quantidade de sinônimos da palavra-chave utilizada no conteúdo.
- A utilização da palavra-chave no título do conteúdo e na url da página.
- A qualidade do conteúdo publicado, já que é o principal interesse do visitante.
E muitos fatores mais, que trabalham em conjunto para promover uma pré-seleção de conteúdo e sites, fazendo com que o usuário receba qualidade e, também, fazendo com que os criadores de conteúdo se esforcem para sempre produzir melhor.
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