marketing digital

SEO: O poder das buscas orgânicas

1.27Kviews

Publicar conteúdos de qualidade é essencial para conseguir um bom fluxo de visitantes em um blog ou em um site, de modo a atrair novos usuários e manter o acesso dos mais antigos. Porém, além de produzir e publicar o conteúdo, é necessário conseguir propagá-lo para que mais internautas tenham essa acessibilidade. 

Um dos principais meios de propagação são as pesquisas nos mecanismos de busca, já que direciona o usuário ao conteúdo que ele esteja procurando, fornecendo um visitante com mais probabilidade de permanência na página.

Entretanto, quando uma pessoa pesquisa um tema, retornam milhões de resultados, e o mecanismo organiza aqueles que possuem os conteúdos por relevância e similaridade da temática. Para isso, foi desenvolvida a técnica de SEO (sigla em inglês para Search Engine Optimization, isto é, a Otimização de Mecanismo de Busca).

O que é Search Engine Optimization?

A técnica é utilizada para um melhor ranqueamento (classificação) nas páginas de pesquisa; desse modo, ela pode ser dividida em dois conceitos: a otimização de aspectos internos e a otimização de aspectos externos.

Os aspectos internos são referentes aos recursos encontrados dentro do site e no próprio conteúdo, sendo interligados com a qualidade da publicação:

  • Título: é um dos elementos mais importantes, tanto para melhor a busca do conteúdo como para atrair leitores. Deve conter a palavra-chave e convidar o visitante a lê-lo.
  • Qualidade do artigo: a utilização de palavras-chave define o tema central de um texto. Portanto, utilizá-las de forma bem organizada dentro do texto e qualidade permite uma posição mais valorizada nas páginas de busca.

Já os aspectos externos estão ligados com a distribuição do conteúdo para alcançar o maior número de pessoas:

  • Link building: essa técnica utiliza os diversos recursos da internet de modo que outros links direcionem seu site, como e-mail marketing, Youtube, entre outros exemplos.
  • Redes sociais: o SEO é muito mais do que apenas colocar palavras-chave em um texto. Os mecanismos de busca já estão utilizando a aceitação do público aos conteúdos publicados para identificar a relevância de cada site.

Qual a relação entre essa técnica e os mecanismos de pesquisa?

Atualmente, todo mundo utiliza a internet quando precisa pesquisar algo: basta entrar no site de busca e digitar o tema que quiser e essa ação vai retornar inúmeros resultados, os quais são apresentados em duas categorias:

  • Conteúdo patrocinado: principalmente quando o usuário procura por produtos ou serviços, algumas empresas pagam aos mecanismos de busca para colocar os resultados como patrocinador. Dessa forma, é o primeiro resultado que o internauta vai ver.
  • Buscas orgânicas: são os resultados gerais, em que aparecem os conteúdos publicados em sites e blogs que não patrocinam o mecanismo de busca. São esses resultados que são classificados pela relevância e consistem, na maior parte, os resultados das pesquisas. 

Portanto, quando utilizada corretamente, a técnica faz com que o conteúdo publicado seja identificado pelo mecanismo como relevante e mais próximo da intenção do usuário.

Como utilizar a técnica de otimização na construção de um artigo?

A otimização consiste em utilizar termos-chave para que o mecanismo de busca identifique aquele conteúdo com mais facilidade, porém não basta apenas colocar várias palavras no texto e esperar pelos resultados: a qualidade também entra na classificação dos conteúdos.

Para utilizar um SEO mais eficiente, existem algumas orientações que devem ser seguidas:

  • Utilizar palavras-chave negritadas: quando você utiliza o negrito no texto, está indicando para o site de busca o tema do conteúdo e possibilitando filtrar os conteúdos dependendo da pesquisa do usuário.
  • Pensar no leitor em primeiro lugar: à primeira vista, parece que colocar palavras-chave já resolve para o artigo ser bem recebido pelos sites de buscas. Porém isso gera má qualidade, o que desfavorece a relevância daquele conteúdo. O ideal é promover um texto de qualidade para o leitor.
  • Otimizar as imagens: utilizar imagens para expressar a ideia do artigo é um conceito bem interessante e muitos sites a aplicam. Utilizar tags e renomear as imagens identificando a palavra-chave também ajudam no ranqueamento.
  • Meta description: esse recurso utiliza a palavra-chave aliada com uma breve descrição para indicar ao leitor sobre o que o artigo fala, além de auxiliar o mecanismo de busca a identificar o termo-chave.
  • Palavras-chave: definem o tema central do artigo. Para saber quais utilizar, é possível usar alguns recursos que analisam as pesquisas mais comuns para aquele determinado tema.

O que não fazer para promover seu site

As técnicas de SEO ajudam o conteúdo a ser propagado na internet, porém existem técnicas conhecidas como black hat, que são indesejáveis ou até ilegais. A punição para quem as utiliza é a remoção do conteúdo da base de dados das pesquisas.

  • Exagero de palavra-chave: utilizá-la excessivamente, além de diminuir a qualidade do artigo, pode ser identificada como black hat.
  • Ocultar texto: essa é uma técnica desonesta e consiste em ocultar um texto que contenha muitas palavras-chave. O leitor não vai visualizar, porém os mecanismos de busca vão pensar que o texto está bem direcionado ao tema, influenciando na classificação do site. 
  • Cloaking: é a utilização de múltiplos URLs, ou seja, quando o usuário comum acessa a página, vai ver o conteúdo normalmente; porém, quando o mecanismo de busca analisa o site, vê uma página otimizada, de modo a subir no posicionamento.
  • Troca de links: essa técnica consiste em encontrar outros blogs que aceitem trocar links para que ambos ganhem posicionamento. Isso é ilegal, pois é possível ganhar indicações de outros sites apenas fornecendo conteúdo de qualidade.

Até parece tentador fazer o uso de algumas técnicas dessas, porém elas são fáceis de identificar e as penalidades podem ser severas, podendo perder posição nas buscas orgânicas, perder visitas e até ser banido.

Além disso, quem utiliza esses meios facilitadores está denegrindo a própria imagem, já que está afirmando que não tem qualidade e comprometimento para trabalhar e criar um conteúdo de qualidade e diferenciado.

Quer conhecer mais sobre as técnicas de SEO e como pode colocar seu site nas primeiras posições das buscas orgânicas? Converse conosco e deixe seu comentário. Apreciamos o seu contato.

 

Leave a Response