Marketing

Tendências para o desenvolvimento de sites em 2020

38views

A especialização em desenvolvimento de sites é um processo continuado, isso porque a todo momento, surgem novas linguagens, novas ferramentas, metodologias e até mesmo linguagens e estilos para serem implementados. Por isso, estar antenado é essencial para a rotina do desenvolvedor, do analista ou do designer profissional. Confira agora algumas tendências do setor que podem ser decisivas em 2020. 

Imagens e grafismos 

É cada vez mais comum enxergar uma pegada mais artesanal nos gráficos utilizados por webdesigners. Em 2020, a utilização de fotos e imagens destacando produtos e serviços já vem sendo mais relevante do que nunca! Especialmente no desenvolvimento de sites de e-commerce e lojas virtuais, para esse tipo de site 60% de sua base de usuários é atraída pelas imagens e fotos de produtos.

Além disso, é possível verificar também gráficos vetorizados e padrões utilizados no meio impresso migrando para os sites. 

SVG na escalabilidade gráfica

Em 2020, a principal tendência para webdesigners e profissionais de UX e UI já está sendo implementar soluções gráficas funcionais. Como formatos tradicionais de imagem como .png e .jpg, não são vetorizáveis, eles trazem uma limitação para trabalhar com pixels em outras mídias. Para resolver isso, o .svg torna-se uma tendência cada vez maior.

Embora o formato em .svg não seja uma novidade, ainda não se tira todo proveito gráfico que esse material tem a oferecer. O formato é acessível, funcional e pode ser escalado de forma prática por profissionais de front-end. O que significa que mais funcionalidades podem ser trabalhadas. Isso inclui imagens 3D, visualizações 360° e até mesmo breves animações.

Expansão do pensamento Mobile-First

A tendência a partir de agora é pensar primeiro no design responsivo do mobile e posteriormente adaptá-lo para demais telas interativas. O futuro é expandir esse pensamento para que novas tecnologias para novos dispositivos (tabletes, smart tvs) sejam acessíveis para a experiência do usuário.

Os sites tradicionais estão caindo em desuso já que há versões onde scripts permitirem que Páginas Móveis Aceleradas (ou AMP) carreguem o conteúdo de forma instantânea.

Menus flexíveis e a experiência do usuário

Ainda sobre mobile, precisamos ressaltar o design de grids, as linhas-guias utilizadas para o design do layout e estilos no âmbito do desenvolvimento. Algumas soluções e plugins de CSS para essas grids estão disponíveis em plataformas como o WordPress e facilitam a parte do gerenciamento de espaço e conteúdo. Com isso, a navegação torna-se mais intuitiva para o usuário.

Pesquisas de voz e outros recursos visuais

De acordo com previsões do Gartner, empresas que prepararem seus websites para suportar pesquisas de voz e visuais poderão aumentar a receita de seu e-commerce em aproximadamente 30%. Uma vez que esse tipo de pesquisa é mais pessoal e ajuda as empresas a compreenderem muito melhor as intenções de seu público.

Hotsites como recursos estratégicos

O Inbound Marketing deverá estar mais consolidado até o fim de 2020. E, com ele, recursos como blogs e hotsites estarão ainda mais em evidência. Assim, a realidade de ter um canal adicional ao website institucional deverá ser cada vez mais comum. 

 

Leave a Response