Dicas e Curiosidades

Timidez: um enigma a ser desvendado

256views

Timidez: um enigma a ser desvendado

Eu sou tímido? Ah eu acho que não! Ou talvez eu seja e nunca tenha percebido! Caramba e agora? Calma meu amigo, timidez, esse é nosso assunto de hoje, já separei tudo, já pensei em todas as respostas que você deseja obter e com muito carinho fiz esta matéria pensando especialmente em como ajudar você! Siga-me!

As suas mãos soam, seu corpo treme, seu coração parece que vai saltar por sua boca, começa a sensação de mal-estar, dá aquela vontade de desaparecer do lugar onde você está principalmente quando o assunto é interação social, ou seja, aquelas ações diárias que todo ser humano precisa realizar para alto desenvolver-se e algumas delas são: falar em público; fazer contato com pessoas novas; frequentar lugares públicos em que você se depara com um universo de pessoas desconhecidas que olham umas para as outras (inclusive elas também olham para você) como se quisessem dizer algo dentre outras situações.

Viu como eu te entendo? Eu disse que ia te ajudar não disse? É o que me dispus a fazer, mas para isso preciso que você continue aqui comigo pois eu tenho muito mais para falar sobre essa tal timidez que te assombra! Vamos lá!

O que a Psicologia tem a nos dizer sobre a timidez?

Ninguém melhor do que você que é tímido para conceituar a timidez não é mesmo? Afinal de contas quem melhor para falar de amor senão aquele que ama? Enfim, quando você está diante de situações em que exige interação social você não se sente muito confortável não é verdade? Pois bem, saiba que é assim que a psicologia caracteriza a timidez, exatamente isso, uma sensação de desconforto que faz com que o tímido sinta-se inibido, ou seja, desencorajado a agir, isso ocorre devido a pressão social que ele sente. Pressão social é aquele sentimento que você tem de que as pessoas a sua volta estão avaliando você ou que irão fazê-lo caso você decida tomar determinada atitude. Sabia que isso pode ser só coisa da sua cabeça? Pare, pense e reflita!

Porque sou tímido, o que houve?

Os fatores são vários, mas todos remetem a situações que estão sendo ou já foram vivenciadas: problemas familiares; experiências traumáticas ou negativas em determinadas fases da vida (principalmente infância e adolescência); educação familiar rígida; inadequação social (quando você não se sente parte do meio em que pertence, a famosa expressão “se sentir fora da caixa”); não aceitação de si mesmo quanto a sua imagem.

Identificou o que houve com você? Então agora vamos em frente!

timidez

Enfim Livre: como vencer a sua timidez?

Agora sim o que você queria! Depois de tudo você quer simplesmente a solução para o seu problema, acredito que foi por isso que você me acompanhou até agora! Vamos nessa!

Meu amigo são apenas dois passos, no primeiro você deve fazer algo bem simples, mas que talvez ainda não tenha feito, reconhecer-se como tal, ou seja, dizer a si mesmo “sou tímido e tenho que fazer algo sobre isso! ”. Isso lhe parece meio óbvio não é? mas acredite “existem muitos tímidos por aí que não se acham tímidos”.

Agora vamos ao segundo passo, neste será preciso procurar ajuda e não é qualquer ajuda, mas uma específica, de especialistas no assunto, os chamados psicólogos. Estes profissionais sabem como funciona a nossa terrível cabecinha e saberão como te ajudar, através de métodos que tenham como objetivo o seu desenvolvimento pessoal e logo a sua interação com os demais indivíduos de nossa sociedade.

Os psicólogos são pessoas extremamente profissionais, competentes, atenciosos e acolhedores, acredite, não caia nesse papo de que “frequentar psicólogo é coisa de gente fresca”, todos nós precisamos de ajuda um dia e não há nada de errado em admitir isso!

Vou lhe dar uma dica extra, sabia que muitas universidades possuem serviços gratuitos a comunidade um deles é o acompanhamento psicológico? Então nada de desculpas quanto a falta de dinheiro. Não fique parado, aja!

Bom meu amigo, é isso! Espero verdadeiramente ter contribuído para o seu desenvolvimento enquanto pessoa! Lembre-se de que tudo que você leu deve ser posto em prática! Boa sorte!

1 Comment

Leave a Response