Gestão

Tipos de Liderança – Conheça quais são eles

tipos de liderança
48views

Os tipos de liderança são muito importantes tanto para o profissional quanto para a empresa na qual ele trabalha.

Donald McGannon, um dos maiores executivos que a televisão americana já teve, disse uma vez que liderar não é uma ação, mas sim uma posição que alguém exerce dentro de um grupo.

De fato, conhecer quais são os tipos de liderança é muito importante se você tem o objetivo de ocupar um cargo ou uma posição de liderança em algum momento da sua vida, da sua carreira profissional.

Liberar nada mais é do que uma atitude empreendedora.

E para ser um líder, você precisa ter movimentos que sejam capazes de inspirar outras pessoas, guiando, motivando e instruindo.

A principal atitude de um líder deve ser a de oferecer para os seus liderados qual é o melhor caminho para se conquistar os resultados que eles desejam alcançar. Na maior parte dos casos, o crescimento pessoal e profissional deve ser o principal objetivo, tanto do líder quanto de seus liderados.

Tipos de Liderança – Quais são eles?

Nunca como hoje em dia se deu tanta atenção para o trabalho que os líderes praticam nas organizações de uma forma geral. Isso acontece porque já faz algum tempo que os papeis de liderança que são exercidos dentro de uma empresa passaram a ser mais valorizados.

Além de promover os objetivos da empresa, focando na evolução contínua dos processos em atividade dentro da organização, o líder precisa ter um compromisso também com o desenvolvimento dos seus liderados.

Por isso, nada mais justo do que conhecer quais são os tipos de liderança que existem para saber com qual deles você mais se identifica.

Então, continue lendo o artigo logo em seguida para descobrir quais os tipos de liderança e suas características.

 

Liderança Autocrática

 

Nesse tipo de liderança, o líder é o centro de todas as atenções.

É ele quem toma todas as decisões, geralmente sozinho, e centraliza todo o poder para perto de si.

Nesse tipo de liderança autocrática, o líder não permite que os seus liderados participem dos processos.

Em praticamente nada, há alguma participação dos liderados.

O ambiente que o líder autocrático promove é um ambiente de constante cobrança de resultados e de pressão para que tudo seja cumprido à risca.

Foco do líder autocrático: Foco na figura do chefe enquanto ser superior.

 

Liderança Democrática

 

A liderança democrática é o oposto de uma liderança autocrática.

O líder democrático é aquele que guia as suas decisões de forma democrática.

Ou seja, os liderados participam de todas as decisões. Ou pelo menos, participam da maioria delas.

Nesse tipo de liderança, os liderados são envolvidos ativamente na construção de novas soluções e de melhores resultados.

Por isso, o líder democrático sempre consulta a opinião da sua equipe antes de tomar uma decisão importante dentro da empresa.

Foco do líder democrático: Foco no esforço conjunto entre líder e equipe.

tipos de liderança

 

Liderança Liberal

 

Se a liderança democrática é o oposto da liderança autocrática, a liderança liberal é o extremo oposto da autocracia.

O líder liberal é aquele que defende a liberdade total para a sua equipe.

Sendo assim, a equipe do líder liberal está livre para decidir, sem o acompanhamento dele, quais são os melhores caminhos e as melhores soluções para que os problemas da empresa sejam resolvidos.

Nesse modelo de liderança, a presença do líder não se faz necessária, pois o entendimento nesse caso é de que a equipe já está madura o suficiente para tomar as suas próprias decisões.

Então, temos que a liderança liberal defende o trabalho dos funcionários sem supervisão. Para isso, supõe-se que a equipe já pode “andar com as suas próprias pernas”.

Foco do líder liberal: Foco na liberdade da equipe de trabalho.

 

Liderança Situacional

 

A liderança situacional é quase como uma liderança de ocasião.

Ou seja, trata-se de um tipo de liderança que vai acontecer conforme os profissionais da empresa alcançam um nível de maturidade organizacional.

É também uma liderança que age de acordo com cada situação, entendendo que cada contexto pede uma atitude diferente do seu líder.

Então, temos que o líder situacional é aquele que se adapta a diferentes situações em cada tarefa, a cada momento e a cada nova exigência.

Esse tipo de liderança costuma ser bastante elogiado, principalmente em empresas cujo mercado é bastante volátil e, portanto, pede esse líder mais situacional.

Foco do líder situacional: Foco em cada uma das situações.

 

Líder Coach

 

O funcionamento das empresas nada mais é do que o resultado do trabalho das pessoas que nelas trabalham.

O líder coach é aquele líder que tem consciência disso e usa isso a seu favor.

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o foco do líder coach não é apenas o de conquistar maiores resultados para uma empresa.

O objetivo do líder coach também envolve treinar e desenvolver a equipe de trabalho de forma que esses profissionais se sintam estimulados.

Um diferencial do líder coach é que, além de trabalhar com o desenvolvimento de aspectos técnicos do grupo, ele também vai se interessar pelos contornos emocionais que essa equipe desenvolveu, individualmente e em conjunto.

Foco do líder coach: Foco nas pessoas e nos seus resultados.

 

Líder Eventual

 

Esse é um tipo de liderança relativamente novo no mercado.

Por isso, muitas empresas sequer o conhecem.

Trata-se de um modelo de liderança em que não há uma única pessoa ocupando um cargo de liderança dentro da equipe, mas sim vários líderes revezando as suas posições de tempos em tempos.

A estratégia do líder eventual pode funcionar porque evita que a equipe crie um distanciamento entre o líder e os seus liderados.

Quando vários membros tem a oportunidade de liderar a equipe, isso cria um sentimento de colaboração maior e evita egos inflados ou feridos durante o dia a dia de trabalho.

Foco do Líder Eventual: Espírito colaborativo entre os membros da equipe.

 

Esses são os principais tipos de liderança que existem no mercado. Há várias maneiras para ser um líder bem-sucedido. Basta que você encontre qual é o seu estilo de liderança e pratique as suas potencialidades dentro dele. Lembrando que é importante desenvolver vários tipos de liderança, e não apenas um. Afinal, nunca se sabe qual será o tipo de líder que a sua próxima oportunidade profissional vai demandar de você.

 

Leave a Response