Dicas e Curiosidades

Aprender inglês sozinho é possível! Siga nossas dicas!

Aprender ingles sozinho
633views

A maioria das pessoas tem dúvida de como começar a estudar inglês ou como dar seguimento aos estudos pra conseguir resultados mais rápidos e satisfatórios. Por isso, aprender inglês sozinho pode ser uma ótima oportunidade para você, além de ser mais fácil e econômico.

Para ajudá-lo nesse processo, separamos algumas dicas interessantes que realmente fazem a diferença no aprendizado do idioma. Confira em nosso post como aprender inglês sozinho.

O que fazer para aprender inglês sozinho

Para você aprender inglês sozinho será necessário baixar alguns aplicativos, estudar muito e focar no aprendizado. Confira algumas dicas.

1. Baixe o Duolingo para aprender inglês sozinho

Se você NUNCA estudou inglês e não tem nenhuma base do idioma, baixe o Duolingo para ter uma noção da língua, além de ser uma grande ajuda para você não se perder no meio dos estudos. Mas saiba que o Duolingo só vai te servir para isso, ou seja, apenas para você ter uma base do inglês, nada mais do que isso.

Quando usar o aplicativo, complete a “árvorizinha” do programa e depois pule para o segundo passo. Porém, se você já tiver estudado inglês e sabe o que são os verbos Can, Should, Could e coisas do tipo, o Duolingo não servirá para você.

2. Baixe um software de repetição espaçada

Baixe um software de repetição espaçada no seu celular ou em seu computador. Os mais conhecidos são o Anki, o VocApp, o CRAM, o FullRecall e o The Mnemosyne Project. A maioria prefere o Anki por ser mais fácil de usar, além de ter muito tutorial no YouTube ensinando como usá-lo.

Você vai encontrar muito mais vídeos do Anki, tanto em inglês quanto em português do que os outros aplicativos, facilitando na hora de entender como funciona o software. O objetivo do Anki é fazer com que você estude frases, sem esquecer delas.

3. Pesquise no Google

Você pode pesquisar frases no Google digitando “frases em inglês com tradução” ou pode comprar algum livro com frases. Você deve adicionar cerca de 10 frases por dia no seu Anki e precisa revisar suas frases todos os dias.

Caso tenha bastante tempo pra estudar, pode adicionar mais frases para revisar. Contudo, é bom tomar cuidado para não adicionar frases demais e ficar difícil para você na hora de revisá-las.

pesquisar no google

4. Estude textos com áudio

Comece a estudar textos com áudio para aprender a ler e ouvir em inglês. As palestras do Ted.com são perfeitas para essa situação, porque há opções para todos os gostos. Saiba que todas as palestras do Ted possuem transcrições em inglês e traduções para o português.

Além disso, os textos são grifados conforme o vídeo vai rodando para você saber em qual parte a pessoa está falando. Dessa forma, fica muito mais fácil para você acompanhar. Todavia, é mais indicado escolher as palestras menores, de até 6 minutos pra não ficar cansativo.

Ainda assim, existem outros aplicativos na Play Store (e talvez na App Store também) com textos e áudio em inglês para as pessoas estudarem. Você pode testar e ver se algum deles serve pra você.

Apenas verifique se os textos e os áudios estão separados por nível, pois isso não ajuda muito, já que demora bem mais pra aprender inglês com materiais feitos pra estudar.

5. Pratique a fala

Comece a praticar a sua fala com a técnica shadowing. Para isso, você só precisa pegar um áudio e repetir tudo o que a pessoa estiver falando. No começo você vai errar muito, vai falar as frases incorretas e não vai conseguir acompanhar a pessoa.

Mas fique tranquilo porque isso faz parte do aprendizado. Portanto, repita o áudio por uma semana e depois pule para outro áudio. Para acompanhar o seu progresso, você pode gravar um áudio seu repetindo o que ouviu no começo da semana e depois faça outro no final da semana. Dessa forma, você vai perceber o quanto está progredindo.

6. Faça amigos que falem inglês

Para realmente falar inglês é importante fazer amigos que sejam nativos da língua. Conversar com nativos do idioma é o momento em que você poderá desenvolver muito o seu inglês para alcançar a tão esperada fluência. Depois de alguns meses, se seguir todas as dicas e praticar todos os dias, você vai finalmente fazer amigos que falam inglês.

Para isso acontecer, não é obrigatório que você converse com eles por áudio ou vídeo, pois apenas as mensagens já vão ajudar muito para que o inglês comece a sair da sua cabeça. Você pode usar o aplicativo Hello ou outro programa que permita a interação com outras pessoas.

Aprender ingles sozinho

Como usar os programas Ted.com e Hello Pal

Entenda como usar os programas Ted.com e Hello Pal que são fundamentais para o seu aprendizado no idioma inglês.

Ted.com

Enquanto estiver ouvindo a palestra, abra o Word ou algum outro editor de texto e comece a separar frase por frase e cole a tradução embaixo de cada frase. Depois de fazer isso, você deve estudar o texto da palestra conforme colocou no documento, ou seja, frase por frase.

O ideal é você aprender inglês com inglês de verdade, ouvindo coisas do dia a dia e acompanhando frases feitas por pessoas que realmente falam inglês. Por isso, o Ted.com é muito recomendado.

Na hora que for estudar pelo Ted, ouça o áudio e leia o texto ao mesmo tempo dezenas de vezes, todos os dias durante uma semana. Aproveite para usar o Google Tradutor para ajudar na tradução e no entendimento da frase. Assim que você entender mais ou menos 70 ou 80% do texto e do áudio, pule para o próximo áudio.

Hello Pal

Primeiro baixe o aplicativo Hello Pal e quando entrar no sistema, comece a mandar “hi, hey ou hello” para as pessoas. Não importa de qual parte do mundo as pessoas sejam, pois se falarem inglês você não terá problemas em conversar com elas.

Mas saiba que essas pessoas não precisam ser falantes nativos de inglês para você conversar com elas, apenas devem falar fluentemente a língua para ajudá-lo no processo de aprendizagem. Por isso, trate a pessoa como um amigo e não como uma ferramenta pra melhorar o seu inglês.

Dessa forma, as pessoas vão ficar muito mais dispostas a conversar por não achar que você só quer usar o programa para melhorar o inglês. Em um primeiro momento, o aplicativo pode parecer complicado para você, mas é muito mais fácil do que parece.

Mais importante do que estudar seguindo as nossas dicas, é você ter persistência para continuar estudando mesmo quando estiver desanimado. A persistência é a grande chave para aprender inglês sozinho.

Se depois que você seguir essas dicas, ainda perceber que terá dificuldades em aprender inglês sozinho, pode considerar fazer um curso completamente diferente dos cursinhos que encontramos no mercado.

“curso de ingles online” vai ajudá-lo a entender inglês falado rapidamente e ainda comunicar-se em inglês. O curso apresenta lições em vídeos, áudio, filmes, gravações de webinários e vários exercícios em PDF.

Todo o material pode ser usado em qualquer lugar, facilitando o seu aprendizado no momento em que você estiver viajando, praticando algum exercício, dirigindo o carro ou no ônibus no caminho para o trabalho.

Assistir aos seriados no idioma original ajuda melhorar a fluência

Você já deve ter ouvido falar que um jeito legal de aprender a ter fluência em inglês é acompanhando os seriados no original. “As séries colaboram muito para o aprendizado da língua inglesa, pois aproximam o aluno da realidade do idioma e trazem a oportunidade de ele expandir o vocabulário, principalmente com as gírias”, explica Luis Junior, coordenador da Seven Idiomas.

A dica é procurar temáticas atuais, que ajudam a expandir o vocabulário e gírias

Antes de iniciar a série na língua inglesa, é importante conferir o episódio em português

Veja as dicas para aproveitar bem esse canal.
1. É importante optar por uma série que tenha um contexto mais cotidiano. Uma boa indicação é o sitcom, que é a comédia com situações de rotina. Algumas sugestões de seriados são Friends, How I Met Your Mother, Two and a Half Man, entre tantas outras.

2. O próximo passo é conhecer o conteúdo que será assistido. É importante, antes de iniciar a série em inglês, conferir o episódio com legendas em português. Se a pessoa entende o assunto, fica mais fácil compreender a mecânica do idioma.

3. Não desanime caso não consiga entender tudo de primeira. É importante também evitar comparações, pois os ritmos de aprendizagem são diferentes de pessoa para pessoa.

4. Finalmente, estabeleça metas. Elas vão auxiliar a manter o foco. Entretanto, metas muito absurdas para um curto período de tempo poderão causar frustração.

Leave a Response