Gestão

Merchandising vale a pena investir?

262views

O marketing é um campo de estudo muito amplo e uma das suas facetas é o merchandising. Apesar de ser muito recorrente, algumas pessoas desconhecem a sua definição ou utilizam a prática mesmo sem se aperceberem disso.

A tradução de merchandising literalmente é mercadoria, comércio de mercadorias, mas com o passar do tempo o merchand ficou mais conhecido como  “propaganda” mas o significado não para por aí.

O merchandising é um instrumento de marketing, formado pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação proeminente dos produtos no ponto de venda, de modo a acelerar a sua rotação. 

Porque o merchandising é importante?

Em suma, a sua principal função é converter a compra, o que consequentemente se traduz em lucros para o negócio. Além disso, a promoção de produtos pode atrair novos clientes para a marca. Também ajuda na rotatividade de estoque e evita que os produtos fiquem estacionados durante muito tempo.

Outro ponto importante é que, o merchandising pode transmitir uma mensagem de uma forma bem leve, quase natural. Isto também ajuda a estabelecer um vínculo com o público. Por isso vale a pena investir!

Como vimos muitos são as vantagens de investir no merchandising de seu negócio, entre eles podemos ainda destacar os seguintes:

  • Aumento da média global de vendas e a taxa de compra por impulso; 
  • Desenvolver a fidelidade do consumidor à loja;
  • Atrair novos clientes para a loja; 
  • e claro! Aumentar os lucros.

Não perca a oportunidade de usufruir destas vantagens na sua loja!

Não deixe de ler também: Como o Benchmarking pode melhorar seu negócio

“Vamos fazer um merchan?”

Podemos citar os 5 tipos de merchandising mais usados, são eles:

  1. Merchandising no Ponto de Venda

  2. Merchandising Editorial

  3. Visual Merchandising

  4. Merchandising de Varejo

  5. Merchandising Digital

Podemos dar o exemplo de uma pessoa num supermercado, onde existem numerosos produtos à venda, o que determinará as escolhas dessa pessoa será precisamente a mensagem que cada artigo se destina a transmitir, não só no ponto de venda, mas em toda a estratégia de merchandising por detrás dele.

Não é coincidência que num supermercado produtos como chocolates, doces, balas e outras guloseimas sejam colocados perto das caixas.

A ideia desta estratégia de merchandising no ponto de venda é despertar o desejo de comprar quando a pessoa já não tem muito tempo para pensar se realmente precisa dela.

Além do produto em exposição, é comum ter cartazes promocionais para encorajar o consumidor a optar por uma determinada compra.

A melhor estratégia é sempre procurar se colocar no lugar do cliente

Uma boa estratégia de merchandising deve ser capaz de atrair a atenção do consumidor e despertar nele o desejo imediato de comprar um produto ou serviço.

Mesmo porque em tempos de tanta escolha e competição, “merchandising” para a sua marca é essencial.

Leave a Response