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Trabalhar em equipe não é tão difícil: Veja como elevar a produtividade

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Para render bons resultados, trabalhar em equipe exige diálogo e proatividade.

Na era da individualidade e da competitividade, muitas organizações surgem com uma proposta que vai na contracorrente: o trabalho em conjunto. Buscando elevar a produtividade, acreditam que trabalhar em equipe seja a melhor maneira de alcançar esta meta.

A proposta faz sentido. Segundo alguns administradores, quando se trabalha em time não somente se torna mais fácil executar tarefas mais complexas, mas também encontrar soluções distintas para os empecilhos encontrados no dia a dia corporativo. Para elevar a produtividade a partir de uma sistemática que contemple o trabalhar em equipe, a companhia precisa de lideranças aptas a identificar os pontos fortes de cada colaborador.

Deste modo, torna-se possível delegar a cada um as tarefas mais próximas de cada perfil, sempre considerando, claro, o todo de cada projeto. Trabalhar em equipe de forma a elevar a produtividade requer, no entanto, estratégia, objetivos definidos, comunicação eficaz e feedbacks frequentes.

Benefícios de trabalhar em equipe

– Aumenta a qualidade do trabalho

Quando decisões são tomadas em conjunto, antes de serem deliberadas, elas são ponderadas por profissionais com diferentes experiências e formação. Os prós e contras são avaliados ao pormenor, multidisciplinarmente. Compartilham-se os méritos e a responsabilidade das possíveis conseqüências.

– Agilidade

A partir do momento que os colaboradores empenham esforços em projetos comuns, aceleram-se resultados.

– Reconhecimento profissional

Os elogios ao trabalho bem feito passam a ser dirigidos ao grupo inteiro. Ao esquivar-se de elogiar uma única pessoa, evita-se inveja, fofocas e mal-estar entre os funcionários. Enfim, ganha-se em produtividade.

trabalhar em equipe
Trabalhar em equipe é essencial para a motivação profissional. Foto: pixabay

– Diminuição da tensão

Dividir tarefas mais duras e complexas entre os membros da equipe impede sobrecarga. Os dias no escritório, por sua vez, tornam-se menos estressantes.

– Otimização do ambiente de trabalho

Ao trabalhar em equipe, elevar a produtividade passa a ser parte de uma rotina em que todos se sentem parte de um todo. Criam-se relações mais amistosas e menos competitivas entre os colegas.

– Confiança individual

Ao se sentir apoiado por um grupo e ver que as responsabilidades estão divididas, o colaborador se vê mais seguro para opinar e propor alternativas.

– Reconhecimento profissional

As promoções acontecem, em geral, com o consentimento do grupo, que passa a perceber as potencialidades de cada colega de forma mais espontânea.

– Satisfação pessoal

Incentivar que cada um participe do processo de execução de projetos dentro da companhia pode fazer com que o colaborador fique satisfeito com seu próprio trabalho. Isso fará com que ele se motive a seguir na empresa, com maior qualidade de vida.

O significado de trabalhar em equipe

Importante destacar que, por equipe, entende-se um conjunto de pessoas com objetivos comuns e que atuam pelo alcance de metas específicas. Para que um trabalho possa realmente classificado como em time, o respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros são fundamentais. Só assim é que o aumento da produtividade se torna realmente praticável e visível.

Gostou das dicas? Compartilhe nos comentários a sua experiência de trabalho em equipe!

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