Quando o assunto é investir no lançamento de um produto ou ter visibilidade, é bem provável que você, empreendedor, se esforce para ter uma boa estratégia de marketing.
Mas como anda a comunicação e o relacionamento com a sua própria equipe? Neste artigo vamos falar sobre endomarketing e estratégias simples de que vão trazer muitos benefícios de relacionamento e produtividade.
Lembra-se da pergunta no parágrafo anterior? Atrevo-me a dizer que a sua não anda nada muito bem ou que, talvez, você nem tenha pensado sobre isso anteriormente.
E sabe por que eu sei disso? Muitos gestores desconsideram ações de marketing de fora para dentro. É muito comum pensar apenas em estratégias voltadas para os clientes, o que é um grande erro, já que o relacionamento interno também é indispensável.
Mas antes de irmos para as dicas poderosíssimas, preciso que você entenda como o endomarketing, quando bem estruturado, pode oferecer resultados incríveis para a sua empresa.
De forma conceitual, o endomarketing é um conjunto de ações voltadas para dentro da empresa, ou seja, para todos os funcionários internos. O objetivo é melhorar o bem estar e estreitar o relacionamento para assim, conseguir gerar mais motivação, melhorar a produtividade e deixar a sua equipe mais satisfeita.
Podemos dizer que o endomarketing nada mais é do que o marketing interno
O endomarketing mostra para a sua equipe que você se importa com ela e com o diálogo, que deseja um ambiente de trabalho mais agradável, que se interessa pelas tarefas realizadas e tem orgulho em compartilhar as conquistas. E assim, o retorno que você tem é uma equipe engajada, motivada, estimulada a dar o melhor de si para vero negócio dar certo.
Afinal, o que movem a empresa são as pessoas que, diariamente, trabalham nela. E quando elas estão satisfeitas, entrosadas e muito bem informadas, elas se transformam em embaixadores do seu negócio.
Agora que você já sabe que o sucesso da relação com o público externo depende da satisfação do público interno, vamos é hora de entender o endomarketing na prática
Pode ser que você até já promova algumas atividades sem nem saber que se trata de endomarketing. Porém, a estratégia só terá sucesso se for definitivamente incorporada ao cotidiano da empresa.
Veja, então, algumas ações que você pode adotar:
Mantenha a comunicação constante e em via de mão dupla
Mural interno, newsletter, intranet e o que mais promover a comunicação interna.. Fale e escute seus colaboradores.
Meça a satisfação dos funcionários
Realize pesquisas periodicamente para avaliar o clima organizacional e administrar e/ou corrigir eventuais problemas internos.
Estimule a equipe
Quebre as barreiras da formalidade e promova happy hours ou atividades “extracurriculares” para estimular o espírito de equipe mesmo fora do expediente.
Promova palestras motivacionais
Principalmente em momentos estratégicos, como, ampliação de mercado, fusão, etc.. É importante sempre conectar sua equipe aos novos cenários.
Ofereça cursos de atualização
Convide especialistas em assuntos importantes, tanto para o lado profissional quanto pessoal da sua equipe.
Ofereça benefícios diferentes
Convênio com academia, home Office, casual day, horário flexível, espaço para crianças ou pets. Isso estimula a qualidade de vida e satisfação.
Essas são as dicas de endomarketing que eu deixo aqui para você, mas é importante ir testando técnicas e adotar as que mais se relacionam com o perfil da empresa e da equipe.
Neste artigo você viu o quanto é importante é investir no seu público interno, pois essa é a chave para atender bem o público externo. E, para isso, deixei dicas valiosas de como incorporar o endomarketing no cotidiano da sua empresa.
Quer mais dicas para a sua empresa se destacar no mercado? Leia agora nosso artigo sobre design thinking.
[…] links patrocinados são uma estratégia de diálogo direto com o público e isto ajuda a fortalecer a sua marca, tornando-a mais visível e […]
[…] é que se parece bastante com qualquer outra empresa, e por isso também as pessoas começaram a investir nelas. Basicamente a outra parte fica com o trabalho mais pesado enquanto cabe a holding trabalhar […]