Marketing

Aprenda usar o endomarketing para promover o engajamento interno

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Quando o assunto é investir no lançamento de um produto ou ter visibilidade, é bem provável que você, empreendedor, se esforce para ter uma boa estratégia de marketing.

Mas como anda a comunicação e o relacionamento com a sua própria equipe? Neste artigo vamos falar sobre endomarketing e estratégias simples de que vão trazer muitos benefícios de relacionamento e produtividade.

Lembra-se da pergunta no parágrafo anterior? Atrevo-me a dizer que a sua não anda nada muito bem ou que, talvez, você nem tenha pensado sobre isso anteriormente. 

E sabe por que eu sei disso? Muitos gestores desconsideram ações de marketing de fora para dentro. É muito comum pensar apenas em estratégias voltadas para os clientes, o que é um grande erro, já que o relacionamento interno também é indispensável. 

Mas antes de irmos para as dicas poderosíssimas, preciso que você entenda como o endomarketing, quando bem estruturado, pode oferecer resultados incríveis para a sua empresa. 

De forma conceitual, o endomarketing é um conjunto de ações voltadas para dentro da empresa, ou seja, para todos os funcionários internos. O objetivo é melhorar o bem estar e estreitar o relacionamento para assim, conseguir gerar mais motivação, melhorar a produtividade e deixar a sua equipe mais satisfeita.

Podemos dizer que o endomarketing nada mais é do que o marketing interno

O endomarketing mostra para a sua equipe que você se importa com ela e com o diálogo, que deseja um ambiente de trabalho mais agradável, que se interessa pelas tarefas realizadas e tem orgulho em compartilhar as conquistas. E assim, o retorno que você tem é uma equipe engajada, motivada, estimulada a dar o melhor de si para vero negócio dar certo.

Afinal, o que movem a empresa são as pessoas que, diariamente, trabalham nela. E quando elas estão satisfeitas, entrosadas e muito bem informadas, elas se transformam em embaixadores do seu negócio.

Agora que você já sabe que o sucesso da relação com o público externo depende da satisfação do público interno, vamos é hora de entender o endomarketing na prática

Pode ser que você até já promova algumas atividades sem nem saber que se trata de endomarketing. Porém, a estratégia só terá sucesso se for definitivamente incorporada ao cotidiano da empresa.

Veja, então, algumas ações que você pode adotar:

Mantenha a comunicação constante e em via de mão dupla

Mural interno, newsletter, intranet e o que mais promover a comunicação interna.. Fale e escute seus colaboradores.

Meça a satisfação dos funcionários

Realize pesquisas periodicamente para avaliar o clima organizacional e administrar e/ou corrigir eventuais problemas internos.

Estimule a equipe 

Quebre as barreiras da formalidade e promova happy hours ou atividades “extracurriculares” para estimular o espírito de equipe mesmo fora do expediente.

Promova palestras motivacionais

Principalmente em momentos estratégicos, como, ampliação de mercado, fusão, etc.. É importante sempre conectar sua equipe aos novos cenários.

Ofereça cursos de atualização 

Convide especialistas em assuntos importantes, tanto para o lado profissional quanto pessoal da sua equipe.

Ofereça benefícios diferentes

Convênio com academia, home Office, casual day, horário flexível, espaço para crianças ou pets. Isso estimula a qualidade de vida e satisfação.

 

Essas são as dicas de endomarketing que eu deixo aqui para você, mas é importante ir testando técnicas e adotar as que mais se relacionam com o perfil da empresa e da equipe.

Neste artigo você viu o quanto é importante é investir no seu público interno, pois essa é a chave para atender bem o público externo. E, para isso, deixei dicas valiosas de como incorporar o endomarketing no cotidiano da sua empresa. 

Quer mais dicas para a sua empresa se destacar no mercado? Leia agora nosso artigo sobre design thinking.

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