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Inbound marketing: saiba como aplicar esta ferramenta de forma adequada e eficiente

inbound marketing
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inbound marketing, um conceito que vem ganhando bastante espaço no meio digital e fazendo a diferença em muitas empresas que querem iniciar ou, simplesmente, alavancar as vendas.
A publicidade de uma empresa é um setor essencial, sendo a porta de entrada dos produtos no mercado e a vitrine da empresa para os clientes. Com um setor publicitário eficiente, é possível abocanhar uma fatia maior do mercado.
Mas não é todo negócio que pode começar gastando enormes quantias de dinheiro em um setor próprio de publicidade e muito menos em campanhas enormes. Dessa forma, para pequenas e médias empresas, existem profissionais que auxiliam nessa área utilizando as ferramentas corretas para cada necessidade.

O mercado virtual

O mercado virtual ganhou altas proporções, propiciando a entrada de muitas empresas, principalmente no setor de e-commerce. Porém, a globalização, da mesma maneira que permitiu a ampla abertura de mercado, também aumentou a concorrência.

Essa concorrência, assim como no mercado real, fez com que as empresas aperfeiçoassem seus serviços e fornecessem produtos da melhor qualidade e com menor preço para continuarem ativas.

Porém a evolução dos meios digitais não parou e, com isso, chegou a um ponto em que apenas oferecer mais qualidade e o menor preço não era o suficiente, tornando-se necessário desenvolver ferramentas e técnicas que aumentassem o acesso do público-alvo.

O marketing, então, começou a ser utilizado para desenvolver a comercialidade dos produtos e a publicar a imagem empresarial. Hoje em dia, com a explosão das redes sociais e mídias digitais, a publicidade virtual se tornou indispensável – até mesmo para os pequenos negócios.

O que é o inbound marketing?

Essa estratégia da publicidade é um conceito muito presente nos conteúdos atuais e consiste em utilizar a atração do público de modo a aumentar a visibilidade de um produto e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Seu grande diferencial é a quebra da ideia original de que para vender um produto é necessário mostrá-lo para todos. Ao contrário disso, esse marketing cria uma relação pessoal entre a empresa e o cliente, filtrando os compradores por meio do direcionamento do conteúdo.

Dessa forma, o cliente vai encontrar a empresa quando estiver fazendo uma procura na internet, em contradição do modelo clássico, no qual a empresa deve levar o produto até seu site.

Com isso, essa estratégia alcança cinco benefícios que são indispensáveis para o sucesso da sua empresa:

  • Mais visibilidade: o mercado, principalmente o virtual, é um ambiente feroz onde todos querem o seu espaço. Com essa estratégia, é possível competir apenas com as empresas de mesmo setor, evitando desperdício de recursos e propiciando melhor divulgação dos produtos.
  • Conseguir clientes com menor custo: o custo para conseguir um cliente varia conforme o setor e a área de atuação. Utilizando o inbound marketing, os clientes chegam até a empresa, permitindo investir esse valor na conquista de consumidores em outros setores.
  • Evitar fluxo desnecessário de pessoas: por meio de conteúdos personalizados e atrativos, é possível alcançar pessoas com um perfil mais propenso para comprar o produto, podendo ser um cliente em potencial.
  • Qualidade de publicação: com a necessidade de publicar conteúdos para atrair possíveis clientes, é essencial manter boa qualidade no material publicado. Afinal, mesmo que isso seja óbvio, vale dizer que conteúdos interessantes e relevantes conseguem atrair muito mais pessoas do que aqueles de baixa qualidade.
  • Melhorar o processo de vendas: um dos principais benefícios de utilizar essa ferramenta publicitária é aumentar o número de conversão de acessos em vendas. Essa melhoria se dá, principalmente, pela filtragem de usuários, priorizando os possíveis compradores.

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Mas como funciona essa ferramenta?

O marketing de atração se baseia em cinco etapas, sendo que a progressão de cada uma complementa a outra:

  • Atrair: o primeiro passo é, logicamente, atrair os usuários a frequentarem a sua plataforma virtual, por meio da produção de conteúdo de alta qualidade. Ou seja, você publica um artigo com um tema interessante com a finalidade de atrair pessoas para dentro do site. Porém, para realizar isso, é necessário construir conteúdos de alta qualidade e, se o empresário não tem tempo ou habilidade para isso, pode contratar pessoas especializadas, de modo a gerar conteúdo pronto com qualidade.
  • Converter: essa etapa é muito importante para o inbound marketing, pois é a que vai transformar os usuários do passo anterior em possíveis compradores. Para realizar isso, deve-se oferecer bônus e promoções para o possível cliente, podendo ser feitos de maneira direta, com a opção de testes gratuitos, orçamentos e ações voltadas à compra; ou então de modo indireto, oferecendo produtos informativos, como e-books e webinars.
  • Relacionar: aumentar a quantidade de usuários e a taxa de conversão são ótimas estratégias, porém é necessário manter uma relação com esses possíveis clientes, já que a parcela de visitantes que realmente compra apresenta um percentual baixo. Ótimas opções para isso são a assinatura digital para receber conteúdo no e-mail e os e-mails com ofertas.
  • Vender: com o desenvolvimento dos três passos anteriores, o visitante fica mais atraído para comprar o produto, já que visitou o site, foi convertido em possível cliente, recebeu ofertas etc.
  • Analisar: uma das características mais inovadoras do marketing digital são os relatórios e monitoramentos, pois permitem analisar a eficiência e a eficácia de cada elemento (quantidade de acessos, taxa de conversão, número de vendas etc.). Para auxiliar na análise, existem inúmeras ferramentas que permitem monitorar a cada momento que são coletadas informações para avaliar o que está dando certo ou não.

Seguindo esses passos de maneira cíclica, é possível entrar em um loop de melhoria contínua, aprendendo com cada ciclo e aperfeiçoando etapa por etapa. Dessa forma, é possível alcançar taxas de vendas competitivas e manter a entrada de novos visitantes no site diariamente.

Quer conhecer mais sobre o inbound marketing e as outras técnicas publicitárias? Visite nosso blog e entre em contato conosco.

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