Produtividade

6 dicas para trabalhar home office e com alta produtividade

1.2Kviews

Home office deve ser realizado com organização para não atrapalhar rendimento.

O home office é uma maneira de trabalhar sem o estresse e sisudez de um escritório convencional. O problema é que trabalhar em casa nem sempre rende conforme o esperado, pois há muitas distrações. Se esse é o seu caso, siga as dicas abaixo e aprenda a se concentrar melhor quando está trabalhando no seu lar.

Trabalhar em casa é cômodo, mas pode prejudicar a concentração

6 dicas para trabalhar em home office e com alta produtividade

Roupas

Aproveite que você está na sua casa e sinta-se livre. Se alguma roupa do dia a dia te deixa desconfortável, não precisa usá-la. O importante é que você esteja o mais relaxado possível. Para isso, vale até trabalhar de pijama – a não ser que você ache que o clima ficará informal demais, a ponto de atrapalhar a sua concentração.

Concentração

Mesmo trabalhando em casa, é preciso encontrar um ambiente tranquilo que lhe permita se concentrar. De preferência longe de conversas, chiados ou da TV. Se você mora com seus pais e eles costumam receber visitas, não fique na sala. Se algum profissional está arrumando algum cômodo da casa e fazendo muito barulho, fique o mais distante possível dele, e se mais alguém estiver na casa, explique que você está trabalhando e precisa se concentrar.

Ambiente de trabalho

Criar um ambiente propício exclusivo para o trabalho. Pode ser um quarto extra ou mesmo uma escrivaninha dentro do local onde você já dorme. O importante é você saber que, assim que sentar ali, deverá produzir.

Tome o cuidado também para manter a postura. Deixe nesse ambiente tudo o que você pode precisar, como computador, impressora, celular, agenda, documentos e o que mais for necessário. Isso evitará que você fique “zanzando” pela casa. Ao mesmo tempo, procure deixar longe objetos supérfluos que podem atrapalhar a sua concentração.

Horários

Uma das principais vantagens do home office são os horários flexíveis. Geralmente é o próprio trabalhador que define quando começa e quando encerra o expediente. Mas o que é vantagem pode se tornar uma armadilha – empurrar o início de alguma tarefa é atitude bem comum. Se você não respeitar seus próprios horários, poderá não vencer as tarefas do dia.

É importante avisar aos amigos e familiares que você está em casa, mas não está de férias. Mostre o seu horário de trabalho e peça para eles evitarem visitas nesses períodos.

Intervalos

Além dos horários, outra atenção especial deve ser dada aos intervalos. Procure um tempo bem equilibrado para o seu almoço. Não queira fazer algo rápido, pois a longo prazo poderá afetar o seu rendimento no trabalho. Mas também não estenda esse momento muito, pois a preguiça esticar o retorno por horas.

No meio da tarde também dê uma paradinha de 15 minutos para esticar as pernas e comer alguma coisa. Mas cuide para não passar disso e para não repeti-la o tempo todo.

Foco

Essa talvez seja a parte mais difícil do home office. A TV já não é mais o principal fator que distrai as pessoas. Quem trabalha com internet sente o dedo coçar para verificar as novidades nos portais de notícias ou mensagens pessoais em redes sociais. Atualmente até através dos celulares e possível checar tudo isso.

Sem um chefe para nos controlar, podemos perder muito tempo com essas distrações. É preciso então ter muito autocontrole para que a produtividade do dia não caia.

Home office pode fazer mal?

O home office é uma boa opção de trabalho, mas precisa ser levado com empenho e dedicação. Caso contrário, o rendimento ficará bem abaixo do esperado. E se você não conseguir organizar bem o seu tempo e as suas tarefas, pode descobrir, depois de alguns meses, que está trabalhando muito mais em casa do que trabalhava no escritório. Por isso, organização é a palavra-chave.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! 

Leave a Response