Em uma empresa é de se esperar que tenha concorrência externa. Muitos empresários, de diversos ramos, se sentem inclinados a trabalhar com mais de uma forma de estratégia para aumentar seu destaque no mercado. É isso que chamamos de vantagem competitiva.
Ninguém quer perder clientes ou dinheiro, e para tal é necessário se concentrar em certos itens fundamentais no processo. Pense da seguinte maneira, em determinado ponto você precisa de algo que fuja ao que outros profissionais possuem, algo que faça com que o cliente tenha vontade de ir a sua empresa, e isso pode ser mais que um bom preço ou um bom serviço.
Mas vamos com calma. Se você possui uma boa vantagem competitiva em algo não se indica que trabalhe apenas nela, isso pode ser um grande erro para seus negócios. Tente ser mais claro com seus envolvimentos empresariais. Estude o comportamento de sua vantagem dentro de vários aspectos e tente fazer com que exista mais que uma.
O que podemos chamar de vantagem competitiva?
A verdade é que esse termo é bem amplo, sempre possuindo diversas vertentes dentro da lógica de que todos os itens e ações de sua empresa podem representar um destaque da mesma.
Você pode vender um produto comum, com um preço razoável, porém, prestando um bom atendimento e suporte. Isso com certeza faz com que um cliente escolha fazer negócios com você. Essa vantagem é fruto de uma boa utilização dos seus funcionários.
Há também empresas que se preocupam com o preço. Sendo assim, é interessante sempre competir com isso em certos produtos. Melhoras quantitativas de vendas, mesmo que não tenha um bom suporte, ou um produto que se diferencie.
Observe bem a palavra “diferencie”. Leve em conta que você sempre deve prestar o melhor atendimento possível, com os melhores preços que poder e ao mesmo tempo entregando um bom produto, porém, trabalhe com um ponto que possa destacar tudo. E é isso que vamos entender melhor agora.
Vendas personalizadas.
Vender um produto é uma tarefa difícil. É necessário tempo e investimento de capital para conseguir um retorno sobre o investimento. De forma geral, é necessário gastar para lucrar.
Vendas personalizadas podem ser uma boa vantagem competitiva. Saber como seu vendedor abordará o cliente, como vai ser o marketing nesse processo, destacando também vantagens de utilizar seus serviços.
Isso nos leva para uma segunda possível vantagem.
Produtos personalizados.
A ideia é realmente passar a sensação de ser único, raro. Assim você consegue encantar seu cliente ao passo que cria uma marca sua. É isso que se chama vantagem competitiva, as pessoas optaram por seus produtos por terem algo a mais que as atrai.
É verdade, você pode trabalhar com diferentes vantagens competitivas ao longo do tempo, saiba utilizá-las de maneira marcante, utilizando ao mesmo tempo de seu “dever” como empresário. Sempre seja prestativo e com o máximo de qualidade possível. Só assim conseguirá um ponto extra na sua vantagem, se não ela ficará encoberta em um mar de reclamações.