Apesar de parecer fácil iniciar a presença digital de uma marca, é preciso fazer isso de forma estratégica. Estar na internet diz respeito à forma como uma empresa se posiciona e interage com o seu público. Muitos lojistas já perceberam as diversas oportunidades para gerar negócios que o ambiente online oferece e decidem adotar o Marketing Digital sem a ajuda de um profissional da área. Essa iniciativa pode acarretar erros fatais para a sua loja!
Neste post selecionamos os principais equívocos cometidos pelos lojistas que optam por aplicar as estratégias no universo digital sem a orientação adequada. Confira!
Pular o planejamento é um erro muito comum em ações de Marketing Digital
Planejar é o ponto de partida para ações de marketing bem sucedidas e muitas vezes, essa atividade é ignorada pelos lojistas. O planejamento funciona como um guia para nortear os profissionais antes, durante e após a execução das estratégias inclusive, no momento de mensurar os resultados.
Antes de colocar a mão na massa defina os objetivos e metas da loja com o Marketing Digital: quais são suas intenções com essa presença digital? O que você quer comunicar e para quem? Pesquise também sobre os concorrentes para descobrir o seu diferencial e trace de forma clara o perfil do seu público-alvo.
Nesta etapa também é importante colocar as estratégias necessárias para alcançar os objetivos em um cronograma. Prontos para começar?
Gerar SPAM é terrível para a imagem da marca
O e-mail ainda é um dos canais mais poderosos para se relacionar com o seu público, no entanto, precisa ser utilizado de maneira consciente pelas marcas. O envio de e-mails sem autorização caracteriza a sua mensagem como SPAM. Além do destinatário em muitos casos nem chegar a visualizar o seu e-mail, a sua mensagem pode ser direcionada para uma blacklist. Ou seja, se o e-mail não está de acordo com as normas e diretrizes para envio de e-mail marketing automaticamente são direcionados para caixa de spam dos provedores de e-mail. Dessa forma, o lojista desperdiça tempo e dinheiro em uma campanha de e-mail marketing.
Criar uma página no Facebook sem estratégia
Outro erro muito comum é a criação de uma página no Facebook sem estratégia. Antes de iniciar a presença da marca nas redes sociais é fundamental ter uma programação de conteúdo para atrair e fidelizar clientes. Publicar apenas para preencher a página pode denegrir a imagem da sua loja e afastar o seu público-alvo. Afinal, os consumidores estão em busca de conteúdo relevante e esse não é o caminho ideal para alcançá-los. Uma alternativa é trabalhar com marcas de roupas que oferecem conteúdo próprio para postar em suas redes sociais.
Além disso, a periodicidade é outro aspecto muito importante quando o assunto são as redes sociais. De nada adianta uma loja publicar na primeira semana todos os dias e na semana seguinte um dia. Fuja desse hábito desastroso e crie um controle de pauta mensal.
Lembre-se que a frequência da publicação não é um número exato e varia conforme a página e o público. A dica é experimentar diferentes cronogramas e acompanhar sempre a resposta do seu público,
Não criar pontos de contato com o seu cliente
Sabemos que o relacionamento é uma excelente ferramenta para fidelizar clientes especialmente no segmento da moda. Entretanto, muitos lojistas deixam de criar pontos de contato com o seu público e se afastam cada vez mais dele. Os pontos de contato são as oportunidades que uma marca tem de expressar sua identidade. Exemplo: embalagem, logomarca, design, site, funcionários..etc. Ter um site bem desenvolvido, estar nas principais redes sociais, significa oferecer mais opções que facilitem o contato entre o cliente e a marca. Portanto, invista na construção desses canais para se aproximar do seu público e gerar vendas.
É fato que o Marketing Digital é um aliado poderoso para conquistar os seus clientes e aumentar as possibilidades de negócio. Contudo, é essencial contar com o auxílio de profissionais especializados para garantir resultados efetivos para a empresa.
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