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Como Fidelizar Clientes – 10 dicas para encantar os seus clientes

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Como fidelizar clientes e fazer com que eles se tornem grandes fãs da sua empresa? É claro que um negócio precisa ter esse objetivo se quiser sobreviver no mercado a longo prazo. Toda empresa precisa conquistar os seus clientes e fazer com que eles continuem acompanhando o negócio.

Mas é uma pena que nem toda empresa sabe como fidelizar clientes. E a falta desse tipo de estratégia para fidelizar clientes vai fazer falta no futuro, quando a empresa perceber que está perdendo vários clientes para a concorrência, justamente porque não se preocupou com isso da forma como deveria.

Se você também quer saber como fidelizar clientes para a sua empresa, continue lendo esse artigo logo em seguida.

10 estratégias para fidelizar clientes

  • Atenda o cliente como ele realmente quer ser atendido

Muitas empresas tem o costume de subestimar a área de atendimento ao cliente. A verdade é que o atendimento ao cliente é tão importante quanto qualquer outro departamento da empresa. Tanto é verdade que o atendimento ao cliente pode ser considerado como uma vantagem competitiva que a empresa tem no mercado. Se fizer bem feito, é claro.

A premissa básica do atendimento ao cliente é atender ele como realmente gostaria de ser atendido. Ou seja, é preciso que a equipe de atendimento da empresa tenha empatia o suficiente para se colocar no lugar do cliente e saber como ele quer ser atendido.

  • Foque no cliente certo

O seu negócio já possui as personas bem definidas? Se você ainda não fez isso, é uma oportunidade de fazer. Uma persona nada mais é do que o seu cliente ideal. Afinal, é muito importante saber para quem você quer vender.

Dessa forma, você pode traçar um perfil de cliente com informações claras e objetivas sobre o seu público-alvo. Essa atitude é essencial para que a sua empresa não perca tempo tentando vender produtos e serviços para alguém que, definitivamente, não vai querer comprar de você.

  • Crie uma experiência única de atendimento

Foi-se o tempo em que a equipe de atendimento precisava ser um robô nos respectivos canais de comunicação entre o cliente e a empresa. Na verdade, o atendimento humanizado pode ser um diferencial da empresa no mercado em que ela atua.

Hoje em dia, o cliente não quer mais se sentir apenas mais um no meio de tantos. Ele quer se sentir especial. E para isso, ele precisa ser bem atendido. Mais do que ser bem atendido, o cliente precisa ter um atendimento diferenciado.

O cliente quer sentir que teve as suas solicitações analisadas com cuidado. Assim, ele vai sentir que teve a atenção necessária que esperava ter da empresa. Isso vai fazer toda a diferença para que ele continue o relacionamento com o seu negócio.

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  • Crie um programa para fidelizar clientes

Os programas para fidelizar clientes já existem há bastante tempo no mercado. Esses são os chamados Programas de Fidelização, que são nada mais é do que um programa que vai oferecer uma recompensa para os clientes que mais consomem produtos e serviços da sua empresa.

A regra é você quem vai criar.

Por exemplo, você pode oferecer um brinde ou um cupom de desconto para o cliente quando ele realizar um número “X” de compras da sua empresa.

  • Ofereça recompensas para os clientes mais antigos

Pense bem! Você montou a sua empresa, se dedicou bastante para conquistar uma boa clientela e tem uma parte da sua base de clientes que é formada por pessoas que já consomem da sua empresa há muito tempo. Você não querer perder a confiança desses clientes, não é mesmo?

Infelizmente, é possível sim perder até mesmo os clientes mais antigos. Isso costuma acontecer quando uma nova empresa chega no mercado oferecendo melhores benefícios e vantagens para esse grupo de clientes.

E acredite, quando isso acontece, o cliente pode nem pensar duas vezes antes de deixar a sua empresa. Afinal, se você não pensar no pós-venda e investir em novidades, ele vai pensar que o seu negócio já está ultrapassado e que então ele precisa consumir produtos e serviços de empresas que são mais inovadoras.

  • Venda mais do que produtos, venda experiências

Em muitos casos, várias empresas vendem exatamente o mesmo produto. Mas então, se um conjunto de empresas vende um mesmo produto, o que leva um cliente a ter preferência por uma empresa em detrimento de outra?

A resposta para a pergunta que foi feita anteriormente é bastante simples. Há empresas que vendem verdadeiras experiências para os clientes, enquanto outras vendem apenas produtos.

Por exemplo, se você tiver uma loja física, faça com que o ambiente para receber o seu cliente seja diferenciado. Afinal, se todo mundo fazer a mesma coisa, o cliente pode comprar de qualquer um. Por isso, não fique na mesmice. Faça diferente.

  • Monitore a sua equipe

Monitorar a sua equipe não tem a ver com fazer pressão sobre os seus funcionários. Acontece que a relação que os seus funcionários tem com os seus clientes deve ser a melhor possível. E é importante acompanhar isso de perto para que desvios não sejam cometidos, principalmente quando há um novo funcionário chegando na empresa.

É preciso que a equipe também entre no espírito, e quando todos os funcionários estiverem embarcados nesse ideal, você vai ver que a equipe vai ser a sua principal estratégia para fidelizar clientes.

  • Monitore o comportamento dos seus clientes

Existem vários tipos de clientes. Haverão aqueles clientes que tem uma rotina de consumo maior, enquanto há aquela parte da clientela que sempre consome, mas só de vez em quando. É importante você saber como está a movimentação dos clientes do seu negócio. Tão importante quanto é ter um sistema exclusivo para isso, como um CRM por exemplo.

O principal objetivo é você saber em quais períodos os seus clientes estão acessando o seu negócio com mais frequência. Quando você tem esse tipo de informação em mãos, as suas estratégias de Marketing ficam cada vez mais específicas e bem-sucedidas.

  • Continue o relacionamento com o cliente depois da venda

Um erro muito comum por parte dos empresários é acreditar que a venda é o objetivo-fim de um negócio. É claro que a venda sempre será o seu alvo. Mas isso não significa dizer que o relacionamento com os seus clientes termina com a venda.

Na verdade, em muitos casos, o relacionamento de longo prazo entre uma empresa e o cliente COMEÇA com a venda. Por isso, crie um relacionamento sustentável com o seu cliente após a venda. Estimule ele a voltar para o seu negócio quando considerar oportuno ou necessário. Se você não fizer isso, o cliente vai acabar migrando de empresa em empresa até encontrar aquele negócio que realmente vai se preocupar com a manutenção do relacionamento entre empresa e consumidor.

  •  Agradeça pela escolha do seu cliente

Poucas empresas se atentam para isso, mas ser escolhido pelo cliente como o local mais adequado para que ele realize a sua compra é um privilégio. Quando o cliente escolhe a sua empresa, isso significa que você acertou nas suas estratégias de Marketing.

Significa, pelo menos, que parte dos seus processos de Marketing estão sendo executados da forma como deveriam.

Então, quando o cliente finalizar a compra, não esqueça de agradecê-lo. Esse pode até parecer um gesto muito simples para ser levado a sério. Mas acredite, muitos clientes se sentirão especiais com esse simples ato de gratidão.

Essas foram algumas dicas sobre como fidelizar clientes. As estratégias para a fidelização de clientes que foram anteriormente citadas são importantes para que você não só conquiste os clientes, mas também faça com que eles se tornem consumidores do seu negócio por muito tempo.

 

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