Alinhe a Sua Empresa aos Seus Objetivos
Fuja do efeito “cabo de guerra”! Sabe quando a sua empresa anda sentido contrário as suas metas? É disso que estou falando, você puxa para um lado e seu pessoal para o outro! Está na hora de melhorar a sua comunicação empresarial, afinal de contas, você sabe o que é isso? Veja este artigo super bacana que eu lhe trouxe!
Sem Comunicação é Só Complicação!
Ei para onde deseja ir? Quais são seus objetivos? Para qual direção quer levar a sua empresa? O seu pessoal está por dentro das metas que você deseja alcançar? É basicamente isso que a Comunicação Empresarial lhe ajuda a entender, ela vai norteá-lo quanto a forma de se direcionar aos seus colaboradores quando o assunto é explicar-lhes a maneira como devem proceder para que os objetivos da sua empresa sejam alcançados. Este é mais um instrumento de gestão que vai lhe ajudar muito!
Você já ouviu falar de uma estratégia de gestão chamada 5W2H? Este pode ser um método que vai lhe ajudar em sua empresa, fizemos um artigo sobre isso, espero que lhes ajude : Mapeie Suas Ideias Com o 5W2H
As Duas Formas de Se Comunicar
Você pode falar tanto com aqueles que integram o seu negócio, como com os que estão de fora, vamos lá conhecer como são esses modos:
Comunicação Interna:
seus funcionários; prestadores de serviços e terceirizados se encaixam muito bem nela, aqui você pode usar as suas estratégias de Endomarketing, que são aquelas utilizadas para potencializar os processos empresariais e consequentemente seus resultados.
Porque utilizá-la?
Não é óbvio? Seus funcionários precisam saber o que você deseja, ou então o efeito cabo de guerra vai levar todo o seu negócio por água abaixo.
Onde utilizá-la?
Como anda seus murais de aviso; estão cheios de informações esparsas que não valem de nada? Ei acabe com isso! Pare de colocar essas frasezinhas motivacionais que não servem para coisa alguma e coloque, por exemplo, metas diárias.
Use todas as suas ferramentas de comunicação de maneira inteligente, coloque informações que realmente importam.
As 3 Categorias de Comunicação Interna
Ascendente: Transforme seus colaboradores em comunicadores de dados, isso é o que ensina este tipo de comunicação, nele as informações relevantes surgem desde os níveis mais baixos até os de gestão.
Descendente: Nela seus gestores serão importantes porta vozes, eles irão comunicar a todos os dados mais relevantes, e claro, sem qualquer tom de autoritarismo ou superioridade.
Horizontal: Os colaboradores estarão transmitindo informações uns aos outros de maneira igualitária, isto é ótimo pois assim ninguém se sente em um patamar melhor dando a ideia de total união.
Comunicação Externa
Agora é hora de falar com quem tá de fora!
Todos precisam saber sobre seus objetivos não só os seus colaboradores, mas também os consumidores, afinal de contas, é graça a eles que o seu negócio está crescendo. Que tal mostrar-lhes um pouco de gratidão e ainda dar uma ótima imagem para sua empresa falando sobre todas metas que você deseja alcançar?
Isso é que eu chamo de Comunicação Externa!
As Mais Utilizadas
Comunicação Mercadológica: São todas as ações com o objetivo de melhorar o posicionamento dos seus produtos e/ou serviços no mercado de consumo, é simplesmente uma investida em estratégias de valorização da imagem empresarial perante os seus consumidores.
Comunicação Institucional: Que tal dar uma entrevista aos meios de comunicação da sua região e assim ganhar aquela moral perante seus consumidores e também possibilitar a entrada de novos compradores? Então já sabe que esta é a opção para você!
Lá vai eu me despedindo, parece que foi tão rápido, não é? Mas este é o meu objetivo trazer conteúdo breve, simples, mas totalmente funcional! Com certeza nos veremos novamente, até a próxima!
[…] costuma ter a etapa de levantamento de dados, análise das informações coletadas, planos de comunicação, desenvolvimento, teste e aplicação […]
[…] da situação de um negócio ou produto no mercado, sendo excelente para auxiliar a traçar estratégias com base na situação destes produtos. Por se tratar de um gráfico, é muito e visual, mostrando […]
[…] imagem é a alma do negócio”, tenho certeza de que você já viu ou ouviu esta frase, ela não é dita a toa, a primeira […]
[…] palavras. Os leitores de blogs gostam de saber sobre o que você está falando. As imagens podem comunicar muito mais do que simplesmente palavras. É por isso que você deve incluir imagens com a maior […]