Gestão

Mapeie Suas Ideias Com o 5W2H

5w2h
315views

O seu plano de ação precisa estar em conjunto com uma ferramenta de gestão, do contrário você vai acabar perdido sem saber em qual etapa está! Conheça um método muito eficaz para lhe auxiliar!

O Que é o 5W2H?

Olha, é como se fosse um mapa que você usa para nortear-se! Ele te deixa por dentro de todo andamento do seu plano de ação, ou seja, as etapas que estão sendo feitas e as já cumpridas.

Os 5 W’s e os 2 H’s

Agora lhe explicarei tudinho parte por parte:

  • WHAT/ O QUE SERÁ FEITO? Já com o plano de ação em mãos nesta primeira etapa você organizará todas os processos que estão sendo executados e que ainda os que estão por vir.
  • WHY/ PORQUE SERÁ FEITO? Essa pergunta é crucial pois com certeza você sabe que o seu plano demandará um orçamento e o mesmo deve conter uma justificativa bem plausível para ser aceito. 

Eu lhe pergunto: o que lhe motivou a criar este plano de ação? Pense! Em tempos de crises como os que nós temos vivido é bom que o motivo seja bem relevante hein!

  • WHERE/ ONDE SERÁ FEITO? Que setores são os alvos do seu plano? É isso que você precisa saber! 

É nessas horas que é preciso conhecer sua empresa de ponta a ponta, ou então ter líderes competentes o suficiente para responder esta pergunta.

  • WHEN/ QUANDO SERÁ FEITO? Já pensou se o seu planejamento tem necessidade imediata ou se é para algum momento futuro? É preciso saber isso para que não haja conflitos entre ele e os procedimentos executados diariamente por cada setor. 

Por exemplo: como vai iniciar o seu plano hoje no setor do almoxarifado se é exatamente neste dia que eles realizam a contagem de materiais? Percebeu como uma coisa interfere na outra?

  • WHO/ POR QUEM SERÁ FEITO? Lembra-se daquele momento lá na reunião de equipes em que você estabeleceu quem seria o porta voz do seu plano de ação? Agora é hora de relembrar o nome escolhido!

Separei alguns artigos que acredito podem lhe ser úteis: 

7 dicas incríveis para organizar estoque na sua empresa

Gestão do tempo: as 10 melhores ferramentas para redator freelancer

Modelo de Projetos – Passo a Passo Básico para montar um

5w2h

Opte pelas pessoas mais comunicativas pois é necessário que o encarregado seja alguém capaz de interagir com qualquer pessoa e de maneira imparcial.

  • HOW/ COMO SERÁ FEITO? Qual será a metodologia usada? Se o problema é no maquinário então o seu plano de ação deve ter o objetivo de comprar ferramentas novas! Se o erro é na logística, esquematize juntamente com os responsáveis do setor, um modo de melhora-la.

Não fique aí sentado! Se preciso vá até os setores os quais serão atingidos pelos processos do plano e procure saber tudo o que ocorre por lá, quanto mais informações obtiver mais claro se tornará para você todas as etapas que ocorrerão.

  • HOW MUCH/ QUANTO CUSTARÁ? É hora de colocar os números sobre a mesa, este momento não é lá muito agradável pois agora você precisa demonstrar os custos do seu projeto e não se esqueça de enfatizar o quanto ele vale a pena.

Pronto para começar? Eu espero que sim, pois agora é o momento de colocar seus conhecimentos em prática e assim alcançar os seus tão almejados resultados! Até a próxima leitor (a)!

 

2 Comments

Leave a Response