Marketing

Brainstorming – Tempestades de idéias que geram sucesso

Brainstorming - tempestades de idéias
139views

Tempestade de Idéias é o significado do Brainstorming e saiba que ele pode ser o bote que lhe impedirá de afogar-se no mar das ideias fracassadas que já naufragaram inúmeros negócios. Não tome decisões aleatórias baseadas em achismos, aprenda sobre essa técnica de dinâmica em grupo e sobreviva a tormenta deste mundo competitivo.

Deixe fluir as ideias 

Reunindo a sua equipe você poderá chegar em soluções de problemas e técnicas de marketing que jamais imaginaria ser possível, explore a capacidade de criatividade dos participantes numa conversa super aberta. Esse é o objetivo do Brainstorming!

 Brainstorming não é bate papo aleatório 

Não se trata de uma interação desenfreada com um monte de gente falando ao mesmo tempo amigo (a), mas sim de um diálogo regido por um coordenador que terá o papel de um roteirista expondo a todos os assuntos que devem ser tratados. Uma conversa civilizada e produtiva em uma dinâmica de grupo!

Meu caro leitor a partir de agora em apenas 4 passos você vai aprender como realizar um Brainstorming, ou como se diz em português: uma tempestade de ideias! Agora as coisas vão começar a andar, eu garanto que a sua empresa não será mais a mesma!

Se ir embora deixará uma grande oportunidade escapar por suas mãos, fique comigo!

1º Qual é o problema?

Sabe quando ocorre aquelas reuniões familiares? Geralmente são para discutir algumas desavenças ou problemas! Nesta primeira etapa do Brainstorming é a mesma coisa, o coordenador vai expor a todos qual o motivo da reunião. É nada mais nada menos do que um encontro profissional!

Apresente o problema; converse sobre os possíveis motivos que o originaram, mas também sobre soluções cabíveis. Uma dica é usar o Diagrama de Ishikawa mais conhecido como “Espinha de Peixe”, nele você consegue representar os acontecimentos de maneira mais entendível. Caso nunca o tenha visto recomendo uma pesquisa no senhor Google assim conseguirá visualizar melhor o que eu digo.

2º Apontando causas

Aqui você como coordenador deve fomentar o debate sobre as prováveis circunstâncias que levaram ao infortúnio que está sendo o motivo dessa interação entre a sua pessoa e os demais participantes.

No brainstorming  é importante a troca de informações: é importante que todos falem e que o ambiente seja pairado de respeito, sem atitudes de ridicularizar quanto a opinião do outro.

Na sua empresa existem pessoas com um comportamento mais retraído? Substitua a conversão por papéis nos quais todos poderão expor suas ideias sem se sentirem reprimidos! 

Brainstorming - tempestades de idéias

3º Estruturando as causas

Nesta etapa do Brainstorming ocorre um processo de hierarquização das circunstâncias que originaram o problema, você como coordenador deve ficar atento, caso mais de uma pessoa descreva uma mesma causa, então considere-a como prioridade.

Talvez não conheça, mas o método do “5 Porquês” pode ajudá-lo (a) nesta investigação, mais uma vez lhe recomendo pesquisar do que se trata esta técnica para um melhor entendimento pois não é o foco desta matéria.

4º Hora de agir

Trace formas de contornar o infortúnio: faça uma escala de maneira hierarquizada colocando todas as medidas mais fáceis, imediatas e sem custo em primeiro lugar.

Você deve ficar atento as respostas, elas devem ser coerentes pois caso haja muita diferença nas medidas contra o problema então significa que o processo de estruturação de causas precisa ser repetido (a 3º etapa).

No 4º passo você pode usar a ferramenta 5W2H, trata-se de um conjunto de perguntas feitas em relação as possíveis soluções apresentadas, essas indagações são: Como? Porque? Onde? Como? Entre outras. Elas são elaboradas com o objetivo de orientar no planejamento de como as soluções serão utilizadas.

Viu como fui breve? Nada de conteúdos longos cheios de informações supérfluas! Eu espero que tenha adorado o conteúdo meu amigo leitor (a) agora vê se não perde tempo, reúna o seu pessoal e comece a navegar por esta tempestade de ideias chamada Brainstorming! Sucesso na sua caminhada e até a próxima!

Leave a Response