Gestão

Aprenda como usar a Curva ABC e sua importância na gestão de estoque 

curva abc
53views

Os dias de ficar com saldo vermelho acabaram. Conheça a ferramenta que vai te ajudar na administração do seu estoque!

Já está cansado da gestão de estoque de sua empresa ser sempre uma dor de cabeça? E quando chega no final do mês seu saldo frequentemente fica no vermelho? Conheça agora uma ferramenta muito eficiente para se ter um excelente controle do fluxo de caixa e ficar com saldo positivo toda vez! 

O método é conhecido como Curva ABC e foi desenvolvido por Joseph Juran em 1941, após ele estudar a teoria de Pareto e ver que ela podia ser aplicada também ao mundo dos negócios. A técnica é fundamental para você definir a ordem de importância de seus produtos e ainda ter o controle para não faltar com nenhum produto no seu estoque ou ficar com muitos itens estocados. Além disso, essa ferramenta é usada também para descobrir quais são os produtos que mais dão lucros ou aqueles que dão mais problemas. 

Por meio dessa técnica é possível classificar os itens como: Classe A, que é caracterizado pela fórmula 80-20, ou seja, equivale a 20% do total de produtos que juntos correspondem a 80% do total das suas vendas. A Classe B, onde 30% dos itens equivalem a 15% do valor do estoque e por fim, a Classe C, a qual 50% dos itens representam apenas 5% do faturamento total. 

Por que devo fazer uma Curva ABC?

Porque assim você evitará erros na quantidade de produtos disponíveis em sua loja, como por exemplo, ter poucos itens da classe A que seria os que mais seriam vendidos e ter uma variedade daqueles que vendem menos, que estaria na categoria B e C. Além disso, é uma boa oportunidade para você controlar a saída dessas mercadorias e antecipar a reposição.

Mas isso não quer dizer que você vai começar a vender apenas os produtos de classe A e esquecer do resto não! O segredo é oferecer também outras variedades que completaria com os produtos A e ainda atender as necessidades dos seus clientes para eles não procurar a concorrência. 

curva abc

Como fazer?

Agora que já está por dentro de todos os benefícios que esse procedimento pode fazer por você, veja como fazer uma Curva ABC e obter mais lucro em suas vendas apenas porque tem um controle de estoque eficaz! Primeiramente, abra o Excel e escreva todos os seus produtos, seguidos pelo valor de cada um, a quantidade vendida no mês e na última coluna você coloca o valor total (é só multiplicar a quantidade vendida pelo valor do produto).

Depois que fez isso, agora você vai descobrir o porcentual de cada item da sua empresa. Para fazer isso é bem fácil: só dividir o valor total do produto pelo valor total de vendas da loja. O próximo passo é organizar a planilha por valor e classificar os produtos nas categorias A, B e C. Lembrando que o A equivale a 80% de suas vendas. Após classificar as mercadorias, é só somar os porcentuais de cada item com o valor do próximo produto, descobrindo assim a porcentagem acumulada. 

Viu como é fácil? Agora vamos ver quais os benefícios que esse método pode trazer para seus negócios.

Curva ABC: Conheça os benefícios desse método e o seu emprego nos negócios

Se você é comerciante, com certeza já teve alguma dor de cabeça com relação ao estoque de produtos. Essa é uma problemática que todo empresário já deve ter vivenciado uma vez ou outra, pois não é tão simples ter total controle dos produtos disponíveis.

A curva ABC é um método de análise que possibilita a identificação da importância que cada produto possui, e quando falamos em importância nos referimos em termos de faturamento, giro e lucro. Divide-se os produtos em três grupos, conforme as vendas do mesmo.

A saída para o comerciante não ter mais problemas com estoque é o método de Curva ABC. Quando bem aplicado, este método traz alguns benefícios para o comércio. Diante disso, vamos apresentar aqui os benefícios da curva ABC e o emprego deste por Engenheiros em obras.

Benefícios da Curva ABC:

Claro que o maior benefício trago pela Curva ABC é ao comerciante que terá controle sobre sua empresa e estoque, terá noção de seus produtos e eliminará os problemas surgidos por falta de administração. Mas, vamos apresentar outros benefícios que a aplicação deste método traz a empresa. 

Diminuição de desperdícios

Quando a empresa tem controle dos seus produtos, ela faz os pedidos certos na hora de renovar o estoque e não há desperdícios de produtos. Por exemplo, se a empresa sabe que determinado produto não apresenta vendas, logo, ela não fará pedidos desse produto novamente e se o fizer, será em menor escala, o que evitará desperdícios desnecessários.

Estoque compatível com as vendas

Da mesma forma que evita desperdícios, a Curva ABC, possibilita ao comerciante conhecer a demanda da sua clientela, verificando os produtos mais pedidos e comprando-os com maior frequência e quantidade.

Acréscimo nos lucros

Tendo a lista dos produtos que mais saem, os comerciantes podem junto ao marketing, elaborar campanhas atrativas para o público. Assim, as vendas aumentarão, logo, os lucros também.

Conhecendo o perfil do cliente através dos produtos que compram, o comerciante pode sim alavancar suas vendas o que será sentido na área financeira.

Aprimoramento do capital de giro

Se a proporção de consumo é prevista, podem ser elaboradas estratégias para empregar o dinheiro do caixa. Pois, sabe-se que dinheiro parado não é lucro, mesmo sendo na forma de estoque. 

No decorrer no uso da Curva ABC a empresa poderá constatar vários outros benefícios, que tacharemos aqui como subjetivos, pois poderão ser vistos de forma diferentes em cada empresa. 

Vamos falar a seguir sobre o uso da Curva ABC na construção civil.

Curva ABC no planejamento de obras

A Curva ABC pode ser empregada também em obras. Construções também costumam causar transtornos, com relação a planejamento de compras e empregabilidade de materiais. Diante disso, os Engenheiros vêm lançando mão desse recurso com mais frequência para saber quais materiais são mais importantes, seu impacto na construção, e assim, sabem como serão feitos os investimentos nas compras destes, sem afetar o andamento da obra e a qualidade. 

Com o método, o Engenheiro pode evitar atrasos, empecilhos e identificar os itens que precisam de manejo ou atenção especial.

Gostou da Curva ABC? Viu os benefícios interessantes? Deixe o seu comentário.

Leave a Response