Empreender

O que é e porque se tornar um empreendedor digital

29views

Muito se fala sobre como se tornar um empreendedor digital, mas você sabe o que é exatamente esse termo? Com o advento da tecnologia e a ascensão cada vez maior da internet, surgem muitas e diferentes oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios e comercialização de produtos.

Essas oportunidades podem ser chamadas de empreendedorismo digital. Inicialmente, o termo empreendedorismo deriva do termo francês Entrepreneur, cujo significado é relacionado ao incentivo às brigas. Daí a palavra empreendedorismo tem muitos significados baseados em experiências em economia, investimentos e análise de riscos, bem como criatividade, intuição e inovação.

Com as mudanças ocorridas tão rapidamente mundo afora, nos tempos atuais, é na área tecnológica que percebemos os avanços mais profundos e consistentes, tanto que nos últimos cem anos evoluímos, nesta área, mais do que nos últimos dois mil anos.

A tecnologia diminuiu a necessidade de mão de obra humana, ao passo que o empreendedor vem ganhando importância, pois é necessário a inovação nos serviços, criação de novos produtos, novas formas e ferramentas de trabalho.

O empreendedorismo digital, nesse sentido, é o desenvolvimento de novos modelos de negócios através da oferta de produtos ou serviços diferenciados por meios digitais, com uso da internet, adquirindo lucros. São muitas as formas de empreender no meio digital.

A empresa ou o negócio digital é produto do que o empreendedor digital planejou estrategicamente, do que aprendeu e do conhecimento que buscou desenvolver, logo, é o empreendedor digital a parte fundamental, mais do que os softwares e as ferramentas digitais, para fazer a “coisa” acontecer.

A maioria das pessoas pensam, que um empreendedor digital não trabalha e ganha muito dinheiro. É claro que isso pode acontecer, e acontece! Mas não é da noite para o dia, como num passe de mágica.

Os anos de estruturação e aprendizado do negócio, são certamente, os mais pesados e difíceis de trabalho que você terá para chegar ao patamar de conseguir trabalhar pouco, caso queira, e ganhar um bom dinheiro.

Mesmo que você tenha outra fonte de renda, é bem provável que você vá ter que passar muitas das suas horas disponíveis fora do seu trabalho atual planejando, estudando, aprendendo, e trabalhando para seu negócio digital.

É preciso lembrar que empreendedorismo digital é diferente de ganhar dinheiro na internet. O empreendedorismo digital é um tipo de negócio que permite ganhar dinheiro na internet.

A expansão do segmento de negócios online é cada vez mais difundida, parte dessa explosão vem da curiosidade ou da necessidade das pessoas, mas acima de tudo, é por que as oportunidades no mundo físico estão cada vez mais arriscadas, insuficientes e custosas.

Para você se tornar um empreendedor digital, lembre-se que é um negócio como outro qualquer e é preciso calcular os riscos, trabalhar com afinco. O investimento não é demasiadamente alto e a taxa de crescimento é alta.

Empreendedor Digital deve sempre se renovar

Como são novidades, é comum que os negócios digitais apresentem altas taxas de crescimento, no início. O empreendedor digital deve, contudo, para não perder a alavanca, inovar sempre e surpreender seus clientes, deixando-os satisfeitos.

Esta é, talvez, a mais poderosa dica para quem quer se tornar um empreendedor digital, reinventar continuamente o negócio e surpreender seu público para garantir a estabilidade no mercado.

Conforme já foi anunciado, você não precisa entender de programação para se tornar um empreendedor digital, mas tem que ter feeling e conseguir perceber as necessidades desse público. Cerque-se de pessoas capacitadas, que tenham habilidades que você não tem.

Ainda, para ser um empreendedor digital é necessário que você conheça as ferramentas que estão disponíveis na internet e que serão úteis para o seu negócio, como as plataformas e os sistemas acessórios.

Mas, se você ainda está se perguntando, como se faz para ter sucesso com o empreendimento digital? Os negócios, principalmente os digitais, devem acrescentar valor ao dia a dia das pessoas, faça ao algo que melhore a vida delas, esse é o grande segredo.

5 Dicas Essenciais para um Empreendedor Digital trabalhar na internet

Você já sabe que a web vem despontando como uma das melhores oportunidades para empreender em negócios digitais e você trabalhar na internet no conforto da sua casa. Trabalhar na Internet requer que você siga as regras de um negócio online e se torne um empreendedor digital, ou um empresário que irá atuar na web.

O conhecimento das ferramentas e a ciência dos riscos do novo negócio são essenciais, mas existem algumas dicas que podem ajudar você a se tornar um empreendedor digital de sucesso e trabalhar na internet com sucesso.

Saiba quais são as cinco dicas essenciais para quem quer trabalhar na internet.

1. Identificar as diferenças de um negócio digital x tradicional

Saiba as diferenças que pode encontrar no negócio digital – as empresas online são muito parecidas com as empresas físicas, ao passo que os negócios físicos demandam quantitativo de funcionários, pagamento de impostos e organização do ambiente, os negócios digitais demandam investimento em web design, conhecimento das ferramentas que podem ser úteis ao seu negócio como os sistemas de transação financeira, por exemplo, estratégias de marketing digital, dentre outros, dependendo do tipo específico de negócio.

2. O empreendedor deve buscar conhecimento

 

O empreendedor busca conhecimento –  existem pessoas que falam que o empreendedorismo é um dom, mas como trata-se do uso e desenvolvimento da criatividade, é possível trabalhar para que esses pontos sejam atingidos.

O empreendedor digital deve estar por dentro de tudo que acontece no seu nicho, buscar conhecimentos em treinamentos, cursos, livros ou até pessoas que tenham um negócio funcionando, além de ter metas claras de crescimento e expansão do negócio e persistência.

3. O empreendedor deve pesquisar sobre sua ideia de negócio

Pesquise, faça acontecer – para ter sucesso com o negócio online pesquisar a ideia e buscar informações sobre a gestão, os processos e as ferramentas desse negócio, são dicas importantes para tirar a ideia do papel. Não espere reinventar a roda, comece já, com os conhecimentos e habilidades que tem!

A estruturação da empresa é um passo do negócio, cujo trabalho é árduo. É o momento que podem ocorrer falhas no uso das ferramentas, na gestão do tempo, com a demanda de clientes, enfim, a dica é: faça o planejamento de suas ideias, pesquise o segmento, levando em conta os riscos, a concorrência e a viabilidade econômica e faça a empresa acontecer!

O conhecimento de sua área, de seu segmento, leva o empreendedor digital a ter uma visão ampla sobre o funcionamento de todo o negócio. Uma vez que é impossível operar em todas as áreas, saberá a importância do desenvolvimento das áreas para o negócio alavancar, e então, poderá contratar pessoas com as habilidades necessárias para operá-las.

Tenha em mente que a internet é um campo de concorrência contumaz, onde a atenção e a preferência do consumidor, são disputadas o tempo todo. As suas pesquisas sobre o segmento, sua criatividade pode fazer com que seu negócio ofereça pequenos detalhes que atraiam mais clientes e aumentem sua vantagem competitiva.

4. O empreendedor deve conquistar uma boa reputação

Conquiste uma boa reputação – essa é uma dica poderosa para o empreendedor digital. Por isso, atenda bem o cliente antes e depois da venda, não deixe que o distanciamento físico seja um empecilho na sua relação com o consumidor.

Muitas pessoas são inseguras quanto a fazer compras pela internet, pois não se pode tocar o produto para avaliar sua qualidade ou ter que esperar para recebê-lo, após o momento da compra. É nesse momento que a reputação do seu negócio ganha importância, tanto na entrega e verificação de satisfação dos clientes, como no atendimento, cujas respostas demandam agilidade.

Lembre-se que, respostas não dadas e queixas não atendidas acabam em protestos nas redes sociais.

5. O empreendedor deve investir no marketing online

Invista no chamado marketing online – o marketing online é uma ferramenta que ultrapassa a linha de divulgação do tráfego direto e do tráfego orgânico, sendo o primeiro feito pelos clientes que entram por conta própria no seu endereço eletrônico, e o segundo pela ferramenta estratégica de SEO.

Dessa forma, é um canal de prospecção de clientes.  O não investimento em marketing online é a mesma coisa que abrir uma empresa física e não fazer nenhuma divulgação.

Permita-se errar, afinal é humano! Mas, não se comprometa com o erro, faça as devidas correções sempre que necessário e com muita agilidade. A pesquisa e o planejamento do negócio colaboram para a identificação de eventuais problemas, antes mesmo que eles se tornem reais, e permite a implementação de estratégias para minimizar os efeitos, senão saná-los.

Isso quer dizer que, o empreendedor digital deve estar preparado para enfrentar problemas que venham a aparecer em seu segmento e como diminuir, ou tornar nulos, seus impactos.

Bom, essa são as primeiras noções que todo empreendedor digital ou que quer se tornar um deve ter. Se gostou dessas dicas ou tem outras sacadas que usa, comente abaixo ou compartilhe com seus amigos.

Leave a Response