Empreender

Empreendedorismo em tempo integral: está na hora de mergulhar no negócio próprio?

Empreendedorismo - Negócio Próprio
70views

Muitos empreendedores abrem um negócio próprio em paralelo com seus empregos atuais e  ficam em dúvidas se estão prontos para abandonar sua profissão e dedicar-se exclusivamente a gestão do seu novo negócio próprio.

Neste artigo, vamos abordar os pontos que considero mais importantes na hora de optar por largar tudo e se dedicar 100% a sua empresa.

 Você possui uma carteira de clientes razoável?

Este é o ponto mais importante a se considerar antes de optar por uma dedicação exclusiva. Seu negócio já é maduro o suficiente para andar com as próprias pernas?

Sua clientela garante um faturamento mínimo mensal? É possível cobrir todas as despesas fixas e variáveis e ainda alcançar um lucro de 8% a 15% do faturamento?

Não faz sentido abandonar seu emprego se você sabe que sua empresa não possui condições financeiras para manter-se sustentável a curto e médio prazo.

 Você possui tempo para se dedicar ao seu negócio

Obviamente, se você opta por dedicar-se exclusivamente a sua empresa, será necessário avaliar sua disponibilidade e tempo para tal empreitada.

Você se dedica a outros negócios? Possui outras atividades profissionais que consomem o seu tempo? Se sua resposta for positiva para alguma destas perguntas, far-se-a necessário definir suas prioridades e organizar seu tempo de forma que você possa se dedicar 100% ao seu negócio.

Sua família te apoia nesta decisão?

O apoio da família é extremamente importante e deve sempre ser levado em consideração. Eles precisam entender que você não estará tão disponível quanto antes.

Optar por dedicar-se ao seu negócio integralmente implica em profundas alterações na rotina familiar.

Pode ser que as férias programadas não aconteçam; ou aquele final de semana com as crianças seja cancelado por excesso de trabalho acumulado.

Um negócio próprio implica em imprevisibilidade do orçamento familiar. Seus lucros são variáveis, o que significa que em determinados períodos você não terá tanto dinheiro no bolso como em outros.

Como sua família irá reagir diante de situações como estas? Este é um ponto crítico ao decidir por dedicar-se integralmente ao seu negócio.

O que seus clientes acham?

Os clientes desempenham o papel mais importante do espetáculo que é gerir um negócio próprio. São os protagonistas e todo o enredo deve ser baseado neles.

Diante disso, pergunto-te: o que seus clientes acham da possibilidade de negociar com você durante a semana? eles se mostraram satisfeitos? Qual o grau de animação? Você acredita que suas vendas aumentarão exponencialmente?

Empreendedorismo - Negócio Próprio

Você têm reservas para essa nova fase da empresa? 

Enquanto empreendedor part-time, você contava com seu salário para cobrir despesas e custos inesperados. Quando a empresa não estava bem, bastava investir parte dos seus vencimentos e o problema estava resolvido.

Como empreendedor full-time, você não poderá contar com esta válvula de escape, por isso, antes de optar por dedicar-se exclusivamente a sua empresa, certifique-se de que você dispõem de um fundo emergencial.

 Você está preparado para o aumento dos custos e despesas?

Uma empresa que funcione em tempo integral custa mais caro do que um negócio de fim de semana. Será preciso contratar funcionários, aumentar o estoque, investir em treinamentos e especialização, etc.

Coloque todos os custos e despesas em uma planilha e faça uma estimativa do volume de vendas que será necessário para manter sua empresa saudável e crescente.

Lembre-se que uma empresa em média, demora dois a três anos para atingir o ponto de equilíbrio.  Neste período de adaptação, será necessário além do fundo emergencial, uma reserva específica para cobrir as primeiras despesas.

Você está pronto para ser o chefe?

Inicialmente, é natural que o empreendedor exerça todas as funções dentro da empresa: vendedor, executivo, marketing, etc.

Todavia, conforme a organização cresce, far-se-á necessário contratar funcionários responsáveis por atividades-chave e você passará a se dedicar cada vez mais à área estratégica da empresa.

Você acredita que está pronto para ser o chefe? Você acredita que possui as habilidades de um gerente? Consegue delegar tarefas? Se você considera que não possui o perfil de um líder, recomendo que invista algum dinheiro em cursos especializados e capacitação técnica.

Concluindo…

Realizar a transição do empreendedorismo a part-time para full-time exige planejamento e reflexão.

Neste artigo você aprendeu que:

  • Não faz sentido abandonar seu emprego se você sabe que sua empresa não possui condições financeiras para manter-se sustentável a curto e médio prazo.
  • Se você opta por dedicar-se exclusivamente a sua empresa, será necessário avaliar sua disponibilidade e tempo para tal empreitada.
  • O apoio da família é extremamente importante e deve sempre ser levado em consideração. Eles precisam entender que você não estará tão disponível quanto antes.
  • Que você precisa estar pronto para liderar e delegar tarefas.
  • Será necessário além do fundo emergencial, uma reserva específica para cobrir as primeiras despesas.

 

Leave a Response