Gestão

Você Precisa Conhecer Os Indicadores De Gestão!

Indicadores de Gestão
135views

Você sabe o que são os Indicadores de Gestão? Elas são as melhores ferramentas quando se deseja monitorar a situação financeira de uma empresa ou negócio individual!

Todo gestor que se preze precisa ter boas ferramentas para saber perfeitamente como anda a situação financeira da sua empresa ou negócio pessoal, pois é impossível sair por aí andando pelo escuro sem saber onde se está pisando, ainda mais quando a situação a qual nosso país esta vivenciando não é a das melhores!

Não dá para ficar desperdiçando recursos aleatoriamente!

Você sabe o que são os Indicadores de Gestão? Elas são as melhores ferramentas quando se deseja monitorar a situação financeira de uma empresa ou negócio individual! Se quiser saber mais sobre elas basta me seguir!

Como Funciona os Indicadores de Gestão?

Eles não nascem do nada, não são obtidos através de meditações e pensamentos filosóficos, na verdade os gestores fazem uso dos pensamentos e formulas da boa e velha matemática, tudo isso com o propósito de conseguirem os dados necessários para fazer uso dos indicadores.

Você gostava das aulas de física quando estava no ensino médio? Os gestores fazem uso de fórmulas que não pertencem ao mundo da física mas sim da matemática!

Já ouviu falar nos ativos e passivos de uma empresa? Sabe o que cada um deles representa? Pois bem, os ativos são referentes aos bens e direitos que uma empresa tem, já os passivos são as obrigações da mesma! Viu como não é nada de outro mundo?!

Lembrado que a junção dos ativos e passivos é chamada de balanço patrimonial!

Agora que você já sabe o que são estes tais indicadores chegou o momento de conhecer 3 tipos dele! Vamos lá!

3 Tipos de Indicadores Bem Conhecidos

Indicadores de Gestão

Indicador de Liquidez Corrente

Acho que este é um dos indicadores mais amados pelos gestores, pois não há nada melhor do que poder quitar dívidas e negociações em curto prazo, este é o objetivo do Indicador de Liquidez Corrente, saber se a empresa pode cumprir com as suas obrigações financeiras em um curto espaço de tempo. 

Por acaso já ouviu o termo Ativos Circulantes? Não precisa ficar assustado, eles são nada menos do que os bens e direitos da empresa que podem ser convertidos em dinheiro, tudo isso num curto espaço de tempo!

Tudo que um gestor quer ao aplicar o Indicador de Liquidez Corrente, é um resultado igual ou superior a 1, isso significa que a empresa possui condições mínimas para cumprir com todas as suas obrigações.

O cálculo do Indicador de Liquidez Corrente é bem simples:

Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante

Viu como é simples este indicador?! É claro que é necessário a ciência de conhecimentos em Administração, são estes profissionais que usam o mecanismo dos Indicadores de Gestão!

Indicador De Liquidez Seca

Nesta espécie de indicador o estoque da empresa não entra nos ativos circulantes, diferente do que ocorre no Indicador de Liquidez Corrente. O estoque não é computado porque ele pode ou não estar atrelado ao patrimônio.

Com a retirada do estoque na conta do Indicador de Liquidez Seca, você poderá ter certeza do valor da liquidez do ativo circulante, isso, mesmo que não tenha vendido nada em estoque ou então não tenha utilizado um produto se quer.

Esta é a formula para aplicação do Indicador de Liquidez Seca:

Liquidez seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante

Vamos ao próximo indicador!

Indicador de Liquidez Geral

Ao ler o nome deste tipo de indicador já dá para ter uma noção de que ele faz uma espécie de cálculo do todo da empresa, o Indicador de Liquidez Corrente fazia apenas a contagem dos ativos a curto prazo, mas aqui a coisa é totalmente diferente.

Ao usar o Indicador de Liquidez Geral o gestor possui o propósito de saber tanto dos ativos a longo prazo quanto a curto prazo e é claro que dos passivos também.

Quando um gestor usa esta espécie de indicador a fórmula que ele precisa utilizar é a seguinte: liquidez geral = (ativo circulante + realizável a longo prazo) / (passivo circulante + passivo não circulante).

Agora que você está mais por dentro dos Indicadores de Gestão, lhe aconselho a se aprofundar mais sobre o assunto, principalmente se a sua área de atuação for a Administração, como eu disse, são os profissionais desta área que realizam tal processo!

Espero que tenha gostado da matéria e até a próxima!

 

2 Comments

Leave a Response