Se você já pensou em largar tudo para abrir um negócio na praia, sabe que, em alguns momentos, a pressão do dia a dia se torna praticamente insustentável. A rotina desgastante e o cotidiano atribulado das grandes cidades costumam infernizar a vida de quem preza por descanso e tranquilidade. A boa notícia é que a ideia de empreender no litoral não precisa ser encarada como um sonho utópico. Com planejamento, estudo de mercado e dedicação, é possível concretizar o objetivo de viver e trabalhar a poucos metros do mar.
Por que abrir um negócio na praia
Com mais de sete mil quilômetros de extensão, o litoral brasileiro está entre os maiores do mundo. Do Cabo Orange, no litoral do Amapá, ao Arroio Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul, a costa é formada por uma uma grande diversidade de paisagens, com alternância de praias, dunas, mangues, recifes, baías e restingas. E o clima tropical é um convite ao banho de mar. Enquanto países como o Canadá possuem mais de 200 mil quilômetros de costa, mas a baixa temperatura predominante afasta a população da areia, no Brasil, o convívio com o mar é quase uma regra, principalmente quando a natureza se encarrega de embelezar a paisagem. Não é à toa, portanto, que o turismo tem papel crucial para a economia de boa parte das cidades litorâneas. As praias estão entre os destinos preferidos tanto para quem visita o país como para os brasileiros que desejam viajar a lazer. E essa tendência pode significar uma boa oportunidade de negócio para quem souber aproveitar a demanda.
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6 opções para abrir um negócio na praia
Listamos, a seguir, seis alternativas para você abrir um negócio na praia. Compare:
1. Quiosque
Comuns de Norte a Sul, os quiosques sanam as necessidades de quem está curtindo momentos de descanso e lazer à beira da praia. O segredo, aqui, é encontrar uma boa localização, além de oferecer um mix variado de bebidas, aperitivos e comidas. Especializar-se em algum produto (como caipirinha ou milho verde) também é uma opção.
2. Restaurante
O restaurante é uma versão mais sofisticada do quiosque, e geralmente fica a alguns metros da areia, nas avenidas principais ou na rua beira-mar. Além de oferecer os típicos frutos do mar, a recomendação é valorizar a limpeza e a qualidade do atendimento. Avalie seu público-alvo e monte os pratos com base nas suas preferências.
3. Sorveteria
Ainda no ramo alimentício, as sorveterias são uma regra no litoral brasileiro. Um buffet de sorvetes pode ser uma opção interessante, pois haverá clientes tanto nas primeiras horas da tarde como à noite. Fique atento à concorrência para descobrir se há espaço no mercado.
4. Aluguel de utensílios
Cadeiras, guarda-sóis e esteiras representam um volume considerável para transportar a pé por grandes distâncias. Por isso, alguns veranistas preferem a praticidade do aluguel na hora. Cobrando um preço justo e prontificando-se a instalar e recolher os utensílios, talvez você cative alguns clientes – com destaque para as pessoas de idade avançada.
5. Lazer
Quem vai à praia procura diversão. Você pode aproveitar essa demanda emprestando pranchas de stand-up e canoas, ou organizando passeios de jet-ski e de barco, entre outras opções. Pense em alternativas para tornar o passeio dos veranistas mais agradável e divertido.
6. Turismo
Soluções voltadas aos turistas também podem ser boas opções para quem deseja abrir um negócio na praia. Desde pousadas até lojas de lembrancinhas, há várias alternativas. Se você não estiver interessado no comércio, pode se dedicar a produzir os artigos que abastecerão essas lojas, como chaveiros decorativos, camisetas especiais, quadros e canecas. A imaginação fica por sua conta.