Você quer aumentar o seu desempenho nas vendas e descobrir como ser um bom vendedor a partir de agora? Então, você está no lugar certo!
Nesse artigo, vamos revelar 5 dicas incríveis – e até bastante simples – sobre como ser um bom vendedor e conseguir bater a meta em todos os meses, sem exceção.
De fato, vender não é tão simples quanto parece ser. Não é à toa que existem profissionais especializados nesse mercado das vendas, sejam vendas internas ou vendas externas.
De uma forma geral, podemos dizer que vender é uma missão complexa que envolve uma série de habilidades. Dentre elas, as habilidades de ter poder de observação, comunicação persuasiva e muito dinamismo para saber como abordar o cliente da melhor forma.
Mas então, isso significa que é preciso ter algum dom especial para saber como ser um bom vendedor? Não mesmo!
Na verdade, todo profissional desse mercado pode aprender novas técnicas para vender cada vez mais e melhor.
E se você se encaixa nesse grupo de profissionais que querem aprender a vender mais e melhor, continue lendo esse artigo logo em seguida.
Como ser um bom vendedor – 5 dicas valiosas
As principais características que um bom vendedor deve ter podem e devem ser desenvolvidas com o passar do tempo. E até mesmo quem não tem todas as características pode ser um bom vendedor, desde que desenvolva ao máximo os seus pontos fortes, de forma a minimizar os seus pontos fracos.
Diante disso, você não deve ter medo de querer aprender a ser um bom vendedor. Para se dar bem nesse mercado das vendas, o desenvolvimento profissional é fundamental.
O segredo é desenvolver as qualidades certas e atrair o cliente da melhor forma possível. Assim, você vai conseguir se destacar no mercado e quem sabe até garantir novas oportunidades profissionais para a sua carreira.
Então, você realmente quer saber como ser um bom vendedor e aprender como conseguir bater a meta todos os meses? Pois conheça as nossas 5 dicas logo em seguida.
Entenda que a venda é um processo
Um dos erros que os vendedores mais cometem é pensar que o vendedor é um profissional que deve ficar convencendo qualquer pessoa em qualquer momento.
Mas a verdade é que nem só de boa argumentação sobrevive o bom vendedor.
Nenhuma venda acontece por acaso. Há sempre um processo anterior que precisa ser seguido.
Quando o vendedor tem um processo de vendas bem definido, ele consegue se antecipar ao comportamento do cliente, prevendo os seus interesses e as suas preferências.
Quando o vendedor consegue fazer esse tipo de previsão, ele consegue agir de forma que os clientes vão continuar interessados na compra dos produtos ao longo do tempo. É um processo que desperta o cliente para um produto ou um serviço, e ainda se esforça para mantê-lo a longo prazo.
Planeje as suas vendas
Muitos vendedores acreditam que a venda é somente uma questão de confiança.
E quando pensam assim, esses vendedores costumam defender que as vendas devem acontecer de modo espontâneo, e não planejado. E infelizmente, esse é um erro que muitos profissionais que pensam dessa forma cometem.
Para vender bem, é preciso se planejar para o momento da venda, principalmente quando você conta com uma grande quantidade de clientes. Afinal, não dá para ficar esperando o cliente, sem pensar em como vai agir quando ele chegar ou aparecer.
É possível que você se planeje para o momento da venda, treinando a sua abordagem, suas falas, tom de voz, e até mesmo os seus gestos na frente do cliente.
Principalmente para quem trabalha com vendas externas, esse planejamento é muito importante. Por isso, os vendedores externos precisam adquirir a capacidade de planejar bem as suas apresentações para clientes e as suas reuniões. Se isso não for feito, o vendedor externo pode acabar sofrendo com conflitos de agenda, cancelamento de reuniões, informações equivocadas de venda, entre outros possíveis problemas que podem acontecer nesses casos.
Atualize os seus conhecimentos sempre que for possível
Engana-se quem pensa que o mercado de vendas, sejam internas ou vendas externas, é um mercado onde o conhecimento demora a ser renovado.
Na verdade, no momento atual em que novas tecnologias surgem a todo momento, o vendedor que não busca espontaneamente por essas informações acaba ficando para trás. E isso é o que podemos chamar de desvantagem competitiva de mercado.
Afinal, entre um vendedor que tem informações mais atualizadas e o vendedor que trabalha com dados ultrapassados, o cliente vai sentir mais segurança em comprar do vendedor que está mais inteirado do assunto de que trata um produto ou serviço.
Em alguns casos, pode até acontecer de o cliente ter informações mais novas sobre um produto/serviço do que o próprio vendedor. E o vendedor que incorre nesse erro está se expondo a situações constrangedoras no momento da venda.
Por isso, não fique parado no tempo e esteja sempre pesquisando por novidades. O conhecimento que você adquire quando toma esse tipo de atitude vai ser a sua principal moeda de troca para aumentar a sua carteira de clientes e, principalmente, a qualidade das suas vendas.
Acompanhe vendedores de sucesso
Aprender com o erro dos outros é válido. Mas aprender com os acertos é melhor ainda.
Profissionais de vendas são profissionais que precisam se atualizar sempre. E acompanhar o sucesso de outros profissionais é uma boa ideia para atualizar o seu conhecimento no mercado de vendas.
Isso porque grande parte dos profissionais de vendas que atingem algum nível de sucesso no mercado em que atuam costumam trabalhar repassando o conhecimento que tem para outras pessoas.
Geralmente, esse repasse de conhecimento costuma acontecer em palestras, congressos, workshops, entre outros tipos de eventos que são criados para promover o encontro entre novos vendedores e os profissionais veteranos.
Participar desses eventos pode fazer toda a diferença para a sua carreira profissional. E caso não esteja acontecendo nenhum evento próximo da sua localidade, visite os perfis nas redes sociais desses vendedores. Muitos deles publicam conteúdo na Internet para dar dicas para outros vendedores. Então, aprenda com o que eles podem lhe ensinar.
Conheça bem o produto que você está vendendo
Conhecer bem o produto que se vende é fundamental para todo vendedor.
Quando o vendedor não conhece bem o seu produto, ele não vai conseguir solucionar as dúvidas dos seus clientes. E quando isso acontece, o cliente não sente segurança em comprar o produto desse vendedor, uma vez que o profissional nem mesmo soube explicar tudo o que ele queria saber sobre o produto em questão.
Por isso, ocupe todo o tempo que for necessário para saber o máximo de características que for possível sobre o produto.
Assim, você dificilmente vai ser surpreendido por uma pergunta do cliente. E quanto melhor você souber responder as dúvidas do consumidor, mais ele vai se sentir confiante para realizar a compra com você.
Essas foram apenas algumas dicas sobre como ser um bom vendedor. O seu desempenho em vendas pode ser melhor hoje mesmo. Isso só depende de você.