As empresas, independentemente de seu tamanho, usam as redes sociais para estabelecer uma comunicação bidirecional com seus seguidores. Além dessa comunicação, outras funções das redes sociais para as organizações são melhorar sua visibilidade, presença e reputação online. Mas, além das vantagens, as redes sociais também apresentam vários riscos ou desvantagens para as empresas. Apostar neles é uma série de benefícios, mas também pressupõe que possam surgir problemas.
Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram … são apenas algumas das redes sociais que as empresas podem usar em sua comunicação social. Eles devem escolher bem em que devem abrir uma conta , de acordo com suas características e os objetivos da empresa.
Vantagens das redes sociais para uma empresa
Facilite a comunicação com seguidores e clientes:
Graças às redes sociais, a comunicação com seguidores e clientes torna-se bidirecional, independentemente da localização ou do horário. Além disso, permite colaboração direta.
Aumentar a visibilidade da marca:
tornar-se conhecido de novos públicos através de mídias sociais que permitam atingir uma população segmentada de acordo com as características do público que estamos procurando.
Atrair o público para o site: podemos motivar seguidores e clientes para visitar o nosso site e aprender sobre nossas atividades e / ou produtos.
Abra novas possibilidades de mercado:
Elas facilitam a conexão ao redor do mundo. Sua universalidade permite conectar-se com seguidores e clientes em novos mercados e eliminar barreiras geográficas.
Melhore a reputação online: ter uma boa estratégia que leve em conta a qualidade do conteúdo que compartilhamos e enfatize o atendimento ideal ao cliente é uma boa maneira de aumentar a reputação do seu negócio.
Desvantagens das redes sociais de uma empresa
Informar apenas da empresa:
como dissemos, é uma comunicação bidirecional, se usarmos apenas as redes sociais para falar de nós, sem ouvir e reagir, elas se tornam uma arma muito perigosa.
Atualize o conteúdo periodicamente:
a estratégia deve ter um calendário de publicação estabelecido e organizado. Não devemos abrir as contas e deixá-las sem conteúdo, porque então a imagem da empresa é mais do que negativa.
Requer pessoal especializado:
da mesma forma que os advogados se encarregam de assuntos legais, as redes sociais de sua empresa devem estar nas mãos de profissionais especializados, não deixe seu sobrinho te ajudar!
Problemas de segurança ou privacidade:
é essencial que as redes sociais sejam gerenciadas por especialistas nesse campo, mas elas também devem ter a ajuda de profissionais de segurança e de computadores para evitar hackers ou trolls.
Piora a reputação online:
você deve estar presente nas redes sociais 365 dias por ano e 24 horas para evitar o agravamento de sua reputação online. Às vezes, crises acontecem, você deve reagir a elas.
Você adicionaria alguma outra vantagem e / ou desvantagem a esta lista?