Twitter é muito mais do que um aplicativo para deixar suas mensagens. Como em qualquer outra rede social, para que se estabeleça uma relação entre 2 pessoas é necessário que ambas reconheçam isso.
Mas na vida real, é bem diferente, nem todos se conhecem, e os que se destacam, são muitas vezes, considerados de “famosos”.
Com o Twitter passa-se exatamente isso, ao permitir relações unilaterais.
Seguir ou não Seguir
Ao decidir “seguir” alguém, você estará a dizer que pretende receber a informação que essa pessoa publica.
A outra pessoa apenas receberá uma mensagem a dizer que você a está seguindo.
Seguir ou não seguir alguém, é apenas uma decisão sua.
Como posso arranjar mais seguidores
Como em qualquer outra rede, ou se envolve ou não se desenvolve, lógico.
No momento da sua inscrição, o Twitter, através da sua conta de email, ajuda-o a encontrar os seus amigos que já possuem uma conta Twitter.
Uma outra forma de o fazer é aproveitar as sugestões do próprio Twitter.
Um dos conselhos que costumo dar, e serve para qualquer rede social, é que preencha todos os seus dados de perfil, para que outras pessoas o possam, minimamente conhecer.
Não esquecer da imagem de perfil, é fundamental. Será a imagem que aparecerá sempre que publicar algo.
É também fundamental ter o endereço de um site onde as pessoas possam saber mais sobre si.
Muitas das pessoas com quem me relaciono, demonstram não gostar dos conteúdos a que têm acesso no seu Twitter, uma das razões para que isso aconteça, é tão simplesmente a ânsia de terem um número imenso de pessoas que seguem, sem se preocuparem se são razoavelmente interessantes para seguir, ou não.
Pessoalmente, uso o meu twitter, não só para publicar conteúdo que crio em meus blogs, mas para seguir algumas pessoas que considero terem conteúdo relevante para o que desenvolvo.
Se em vez de seguir todas as pessoas que encontra, apenas o fizer com as que lhe interessam a qualidade melhora certamente.
Se pensa que segue poucas pessoas, e na mesma perspectiva tem poucos seguidores, pode efetuar uma pesquisa junto das pessoas que já segue, e encontrar novos focos de interesse.
Como o pode fazer?
Aceda ao perfil de alguém e procure na coluna à esquerda os links para “seguidos” (following) e “seguidores” (followers).
Dica:
Além do mencionado para efetuar uma pesquisa, no final da página do Twitter, tem um link para “Search” que permite a realização de busca avançada (Advanced Search) e que inclui uma série de possibilidades.
Antes de estabelecer qualquer conversa, deve prestar atenção ao que outros estão dizendo, isto se quiser interagir.
Interagir e Conversar
Antes de estabelecer qualquer conversa, deve prestar atenção ao que outros estão dizendo, isto se quiser interagir.
Quando pretende se dirigir a alguém, deverá incluir seu nome na mensagem, isso permitirá que o destinatário possa acompanhar a conversa mesmo sem te seguir.
Ou até mesmo colocar uma palavra com uma hashtag (#etiqueta), permite que outras pessoas possam encontrar esse conteúdo nas suas pesquisas.
São as hashtags que tornam o twitter tão poderoso, basta incluir nas mensagens palavras-chave precedidas pelo sinal de #.
Com as Hashtags pode-se reunir pessoas que participam de eventos ou que se interessam por assuntos específicos.
É possível ter uma conversa privada?
Claro, que sim, no início da mensagem se colocar a letra “D” e o nome de usuário, a mensagem apenas estará disponível a essa pessoa, vulgarmente conhecido por Direct Message ou DM.
Esta solução, só depende de uma condição, para que isso seja possível, é necessário que a outra pessoa te esteja seguindo também.
Mais simples ainda é clicando no botão “direct message” na coluna da direita da sua página do Twitter.
O que falar?
O Twitter foi originalmente criado para servir como um ponto de encontro para grupos de pessoas que já se conheciam.
Quando queremos falar com alguém e telefonamos , é normal perguntarmos:
“O que você está fazendo?”
Entre outras coisas, o Twitter serve para isso mesmo, manter contato ao longo do dia com familiares e amigos, de uma forma simples e direta
Hoje em dia o Twitter tem outras funcionalidades ou começou a ser usado de uma outra perspectiva, como por exemplo, partilhar informação sobre produtos ou serviços, acontecimentos, etc.
O slogan “o que você está fazendo?” foi trocado por um mais abrangente “o que chama a sua atenção?”.
140 caracteres, mas… isso chega?
Isso foi estabelecido para facilitar a publicação usando o SMS.
Muitos utilizadores elogiam o serviço justamente pelo desafio de sintetizar a informação. Para quem segue 50, 80, 100 pessoas e tenta acompanhar todas as atualizações, 140 caracteres é uma vantagem.
Como as mensagens são curtas, é possível verificar rapidamente se alguma coisa interessa ou não. E nada impede que você desenvolva uma ideia no seu blog e mande pelo Twitter para quem se interessar, clicar e saber mais.
Retweet?
Uma das grandes diferenças do Twitter em relação a outras redes sociais é que, estimula a troca de informações entre os utilizadores.
A lógica é a mesma, partilhar, retweetar algo é retransmitir uma informação que você considera relevante para o seu grupo de seguidores.
Como obter um crescimento rápido e relevante no Twitter?
Para uma pessoa comum conquistar muitos seguidores no Twitter, a forma mais simples de o fazer é sendo útil aos outros.
Você pode trabalhar para ter um perfil sempre atualizado, compartilhando o endereço do seu blog ou site e criar uma rotina de partilhar links importantes, …
Para os mais apressados em criar um bom número de seguidores, a forma mais conhecida é seguir indiscriminadamente, no entanto, se não forem mantidas as premissas de boa vizinhança e relacionamentos, rapidamente terá um canal, sem grande utilidade.
Nunca se esqueça, uma das principais ideias do Twitter, é de uma forma rápida e direta, estabelecer um diálogo com alguém, com mensagens rápidas e importantes, se a sua intenção é só andar à caça e promover indiscriminadamente, de uma forma geral, o twitter pode não ser a sua rede.