A popularização da internet faz com que o consumidor se torne cada vez mais informado sobre produtos e serviços.
A partir daí, a ferramenta de buscas do Google passou a fazer parte do dia a dia das pessoas, que pesquisam as melhores opções para atender às suas necessidades.
Um consumidor que precisa realizar uma compra, hoje em dia, tende a pesquisar nos sites de várias marcas antes de tomar uma decisão. E é ai que entram as famosas técnicas de SEO.
Sua loja, com certeza, deve ter um site ou blog e, sem dúvida, seu objetivo é sempre divulgar melhor seu negócio. Para isso, ter um bom posicionamento no Google e aparecer primeiro para o consumidor é fundamental.
Para auxiliá-lo a entender quais são as principais técnicas de SEO que ajudam a sua loja a ter um bom posicionamento nas páginas de busca, separamos algumas dicas. Confira!
Defina palavras-chave
A base das técnicas de SEO são as palavras-chave. Essas palavras precisam ser definidas de acordo com a quantidade de pessoas que pesquisam sobre elas, além da relevância que elas têm para a sua estratégia de marketing, sempre pensando no seu público-alvo.
De nada adianta a palavra-chave estar bem posicionada, se as pessoas que você quer atingir não a busque com frequência.
As palavras-chave funcionam para ranquear o artigo de acordo com a relevância que o conteúdo tem para quem está pesquisando. Dessa forma, use essas palavras ao longo do texto, nos títulos, subtítulos, nas legendas das imagens, nas tags alt e em outros lugares em que elas façam sentido — só não vale “forçar” a utilização da palavra-chave.
Hierarquize os títulos
Existem diferentes tipos de título, que se posicionam de acordo com uma hierarquia — H1, H2, H3 e assim por diante. Essa hierarquia deve ser respeitada dentro do texto, de forma a facilitar a leitura do conteúdo por parte do consumidor.
Além disso, é indicado que títulos e subtítulos sejam construídos com base nas palavras-chave. Mas não se esqueça que a repetição não pode ser percebida pelo leitor! Do contrário, sua taxa de rejeição vai ser maior.
Crie textos de meta descrição
Todo post de blog possui um título e uma meta descrição — que é o pequeno texto que aparece junto ao link do artigo na página de buscas do Google. Essa descrição precisa apresentar conteúdo relevante para o usuário, bem como as palavras-chave relacionadas ao post.
Nomeie imagens e tags alt
Uma outra forma de fazer com que sua página apareça nos primeiros resultados de busca do Google é nomear as imagens presentes nos posts. Nada de deixar a imagem com aqueles códigos imensos! Insira suas palavras-chave nos nomes das imagens para alcançar melhores resultados. Essa técnica também é válida para tags alt — que são os textos alternativos exibidos no lugar em que uma imagem deveria aparecer.
Use URLs amigáveis
Os endereços dos sites, chamados de URLs, também são importantes para um bom trabalho de SEO. É bem simples entender: quanto mais simples eles forem, melhor é o posicionamento do seu site na página de buscas do Google. Dessa forma, também é importante que as URLs contenham as palavras-chave relacionadas ao conteúdo que elas apresentam.
Mantenha o conteúdo atualizado
O mecanismo de buscas do Google procura mostrar conteúdos mais relevantes para o usuário — e isso inclui conteúdos atualizados. Por esse motivo, não adianta produzir muito material de uma vez e postar tudo no seu site. Procure atualizá-lo frequentemente para que o Google entenda que o conteúdo postado não é antigo e ultrapassado.
Otimize o tempo de carregamento do site
Convenhamos que ninguém tem muita paciência para ficar esperando um site carregar. Quando isso acontece, o usuário tende a abandonar a página rapidamente, e o Google entende que o site não tem relevância para o usuário. Por isso, invista na parte técnica do seu site para que ele carregue mais rapidamente, a velocidade do site é muito importante.
Faça links internos e externos como parte das técnicas de SEO
Por fim, é importante que os posts do seu site possuam links internos e externos. Os internos levam o usuário a outras partes do mesmo site. Isso faz com que ele fique mais tempo navegando na sua página, e permite que o Google entenda que o conteúdo do seu site é relevante para aquele usuário.
Os links externos direcionam o usuário para outros sites. Isso mostra para o buscados que a sua página é importante e apresenta conteúdo interessante.
Essas técnicas de SEO são simples e, se seguidas corretamente, podem garantir que o seu site tenha um melhor posicionamento no Google. Nós já falamos sobre erros comuns ao fazer Marketing Digital e como evitá-los.
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