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Por onde começar meu plano de marketing?

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Um bom plano de marketing ajuda a valorizar o negócio, independentemente do tamanho da organização. Mas, com tantas ferramentas à disposição, o gestor deve elaborar uma estratégia antes de colocar qualquer plano em prática.

Como elaborar uma estratégia de marketing?

Micro e pequenas empresas se veem em dificuldade na hora de implantar qualquer plano de marketing por pura falta de informação, muitas vezes por acharem que é muito caro, mas os valores para colocar uma estratégia de marketing em funcionamento pode não ser tão caro quando se compara com os ganhos que a empresa pode ter. Para que não haja gastos desnecessários, o primeiro passo é elaborar o plano de marketing.

Precisa contratar uma empresa especializada em marketing?

Uma equipe enxuta é capaz de montar o plano para seus negócios, desde que o gestor e a equipe tenham bom senso e um feeling para o mercado; no entanto, elaborar estratégias pode requerer ao menos a consultoria de um especialista com mais capacidade de elaborar um plano com estratégias eficientes para cada negócio.

Estratégias de marketing são campanhas, técnicas, ações desenvolvidas exclusivamente para alcançar objetivos pré definidos.

Qual deve ser a extensão do plano de marketing?

Sem conhecimento de estratégias de marketing e sem uma consultoria especializada, o gestor acaba investimento em diversas ações que não trazem retorno. Um bom plano de marketing deve registrar quais ações deram certo ou não e, a partir deste ponto, registra as ações que serão tomadas. Funciona como um guia com os tópicos principais que devem ser seguidos para que tudo ocorra dentro do planejado.

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A importância de desenvolver um plano de marketing estratégico

Por que desenvolver um plano de marketing?

A empresa investe em ações de marketing, mas não consegue convertê-las em vendas e fidelização dos clientes. Um plano de marketing estratégico é uma exigência do mercado nos dias de hoje e quem não o tem acaba ficando para trás, independentemente do quanto invista em ações de marketing.

Isso acontece principalmente quando o gestor não define suas estratégias de marketing. É preciso definir:

  • quais ações irão decorrer do plano,
  • conhecer o mercado e seus concorrentes na área em que atua ou deseja ingressar
  • ter em mente fatores externos e internos que influenciam o negócio,
  • compreender bem quem é o seu público-alvo
  • e, por último, mas não menos importante, fazer o acompanhamento dos resultados para poder mudar de rumo.

Como escolher a melhor estratégia?

Pode parecer besteira dizer que a falta de objetivo é o que causa a falha na aplicação de ações de marketing, mas a verdade é que algumas empresas simplesmente não definem o objetivo que querem alcançar e com isso perdem o foco e não conseguem desenvolver um plano estratégico eficaz.

Ao escolher a melhor estratégia, a empresa deve determinar quais são seus objetivos e qual a melhor forma de alcançá-los, por exemplo: ações de marketing tradicional têm pouca eficácia entre o público mais jovem, quando o marketing digital vem mostrando melhores resultados.

Separei uns artigos que poderá ser útil para sua estrátégia de marketing, espero que goste:

Qual é a importância de estabelecer um cronograma no plano estratégico de marketing?

É inviável mensurar os resultados de um plano estratégico sem registrar quanto tempo durou cada ação, os recursos necessários e os resultados obtidos. Neste aspecto, uma estratégia baseada em inbound marketing é mais eficaz por utilizar ações com mais contato com o cliente.

Assim, é possível mensurar os resultados em menos tempo e avaliar a necessidade de mudar de estratégia, porém não devemos descartar imediatamente as ferramentas do outbound marketing: deve-se sempre levar em conta o público-alvo.

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