No grande campo de batalha chamado mercado de consumo, os consumidores estão bem ali no meio e são os alvos das empresas que cada vez mais, procuram pelas ferramentas mais poderosas para ganharem os clientes, é aqui que entra o Pós-Venda, uma ação que pode trazer muita lucratividade e fidelidade para a empresa.
Hoje iremos falar sobre o Pós- Venda, uma vantagem competitiva super importante para todas as empresas que oferecem produtos e/ou serviço, mas que ultimamente não tem sido observada por muitas delas.
Aprenda a partir de agora o que o Pós-Venda pode fazer por sua empresa!
Pós-Venda
Primeiramente você precisa saber o que significa este procedimento extremamente importante para empresas que desejam ter um diferencial relevante no mercado de consumo.
Entenda que o Pós-Venda nada mais é que uma espécie de apoio da empresa referente ao cliente após o mesmo adquirir um produto e/ou serviço da mesma. Eu resumiria esta experiência como sendo o manual de instruções que vem na caixa de um produto.
Exemplo: Digamos que uma empresa compra um determinado maquinário. Ao fazer isso a mesma recebe de quem vendeu o produto para ela, um tipo de identificação a qual ela pode fazer contato com um representante para que o mesmo preste serviços de assistência quanto a dúvidas, manutenção ou qualquer outro assunto referente ao maquinário adquirido.
Viu como é fácil compreender do que se trata o Pós-Venda?! Pois bem, agora vou lhe mostrar o porquê o mesmo é tão importante!
Porque Acreditar No Pós-Venda
Possibilidade Maior de Fidelização de Clientes
Existem muitas empresas que conseguem fechar negócio, mas poucas conseguem proporcionar uma experiência tão positiva e intensa a ponto de viabilizar uma nova compra com o mesmo cliente. Isso são os efeitos da ausência de um Pós-Venda eficiente.
Saiba que é muito mais difícil, porém vantajoso, formar uma clientela fiel, do que ficar procurando novos clientes o tempo todo. Estes só compraram uma vez e novamente a sua empresa terá que gastar recursos para trazer novos consumidores para ocupar temporariamente o espaço daqueles que saíram. Entendeu como isso pode sair cara para o seu negócio? É algo extremamente caro!
Melhor seria se você cativasse aqueles que já estão na sua lista de clientes, estes comprariam sempre os seus produtos e seriam uma espécie de “renda fixa”, visto que sempre contribuíram com seus rendimentos financeiros.
Viu que oportunidade interessante você possui?! Separamos mais alguns artigos que poderá ser interessante para você, confira e nos dê seu feedback:
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Possibilidade de Vantagem Competitiva
Essas vantagens são imprescindíveis para empresas que desejam estar sempre à frente da concorrência. As mesmas podem proporcionar experiências completamente benéficas e oportunidades de desenvolvimento e crescimento no mercado de consumo, que poderão levar seu negócio a níveis inimagináveis.
Como o Pós-venda proporciona a fidelização dos clientes dita anteriormente, fica completamente possível obter Vantagens Competitivas cada vez mais únicas e menos propícias a serem copiadas pelos seus concorrentes, isso significa que os mesmos terão que buscar suas próprias vantagens, neste meio tempo a sua empresa já estará atuando a todo gás e ficando cada vez mais inalcançável.
Formas de Implantar Um Pós-Venda Eficiente
Ofereça Um Canal de Atendimento Funcional
Os clientes precisam ter um espaço onde possam falar sobre dúvidas em relação aos produtos e/ou serviços que adquiriam. Este ambiente precisa funcionar o mais rápido e eficiente possível, essas duas características devem ser priorizadas a todo custo, pois são elas que tornaram possível a existência de um Pós-venda funcional e, consequentemente, de uma vantagem competitiva imbatível.
Acompanhe A Experiência do Cliente
Mesmo que o cliente não faça contato para eventuais dúvidas, você deve fazê-lo com o intuito de saber como está sendo a experiência dele com os produtos e/ou serviços que adquiriu. Com essa simples ação, você demonstra que não está apenas interessado em vender, mas sim em servir com eficiência.
Espero que tenha compreendido a importância de se ter um Pós-Venda eficiente.
Muito obrigado pela presença!
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