A mulher empreendedora é capaz de transformar seu pequeno negócio em uma grande empresa, veja algumas dicas válidas de negócios próprios para mulheres
As mulheres estão cada vez mais conscientes de seus direitos e buscam com mais vigor a igualdade de gênero, salários equivalentes, respeito, espaço e tudo que há de direito, e uma maneira de superar os paradigmas da sociedade é adquirindo posições tradicionalmente masculinas.
A alguns anos atrás era incomum enxergar mulheres donas de seus próprios negócios, realidade diferente nos dias de hoje, mas que ainda tem muito a evoluir. Pensando nisso colocamos algumas dicas para mulheres que desejam abrir seu próprio negócio e se tornar bem-sucedida.
Dicas para mulheres abrirem seu próprio negócio
Tratando-se de dicas para abrir seu próprio negócio, acho justo tirar o “para mulheres”, pois elas são válidas para qualquer gênero. Sendo assim, vamos ao que interessa. Abaixo você encontrará uma lista de questões que podem ser crucial para decidir que tipo de negócios próprios para mulheres é o ideal para você. Procure separar em uma lista as coisas que você tem experiência, que sabe e gosta de fazer. Então com base nesses dados decida o que deseja realizar.
O segundo passo é definir quanto tempo você disponibilizara para realizar tais atividades. O terceiro passo é garantir conhecimentos básicos e informática. Em quarto lugar você deve ajeitar um espaço para exercer suas novas atividades, não precisa ser grande, desde que consiga executar o programado. O passo número cinco é verificar os tramites legais para abrir seu negócio, como licenças e impostos.
No passo seis você deve desenvolver um plano de negócio, que envolve todas as áreas da empresa, que vão de planejamento estratégico a atividades de marketing e propagando. Nessa etapa o SEBRAE mais próximo é uma ótima opção para ajudar. Por fim, bote as mãos na massa e começo a fazer seu negócio render belos frutos. É valido deixar algumas dicas, como:
- Verifique com seu contador a possibilidade de trabalhar no sistema simples ou MEI – Microempreendedor Individual.
- Nunca misture a pessoa física com a jurídica, ou seja, finanças pessoais em casa e finanças da empresa no escritório.
- Não deixe de investir parte dos ganhos.
- Trabalhe duro, não amoleça por estar em casa, e lembre-se: Novos clientes são importantes, então corra atrás sempre.
Opções de negócios próprios para mulheres
Para aqueles que precisam de uma ajuda para clarear as ideias, alguns negócios são mais comuns para mulheres, conheça:
Confeitaria:
Esse é um mercado que apresenta ótimos resultados, afinal, todo ano se faz aniversário. Se existe o dom para bolos, se especializar em confeitaria e decoração de bolos é uma ótima opção para alavancar sua vida profissional. A demanda por bolos decorados com mais detalhes e de forma mais sofisticada é cada vez maior.
Comidas congeladas:
É sabido que cada vez mais as pessoas buscam por comodidade e rapidez na hora de preparar os alimentos, e estão dispostas a pagar por esses benefícios. Então se existe talento para culinária, invista em algumas receitas que você faz e todos adoram, procure saber se a mesma aceita ser congelada sem perder suas características e de o primeiro passo, comece.
E que tal você se reunir com amigos que querem empreender e abrirem uma Mercearia Colaborativa, isso pode ser um negócio muito interessante para voce.
Venda de Cosméticos:
Apesar da crise vivenciada no país atualmente o setor que menos sofreu com os cortes de gastos das famílias foi o de batons, maquiagens e outros cosméticos. Então investir na venda de cremes para pele, máscaras faciais, perfumes e os itens já citados acima é uma boa e pode atrair altos retornos.
Uma dica para negócios próprios para mulheres que não dispõe de um bom investimento inicial para abrir um espaço físico, comece como representante de uma ou mais marcas e poupe o dinheiro para um investimento maior no futuro.
Abrir um negócio, dentro ou fora da crise, é sempre um dilema. Muitas vezes se investe o dinheiro poupado durante uma vida toda, e esse investimento não pode ser em vão. Para evitar um desastre financeiro e uma frustração futura, é sempre bom planejar onde vai investir seu dinheiro. Veja bem, planejamento independe da crise!
Porém, em tempos de instabilidade é muito pior. Pois as chances de um negócio dar errado são bem maiores, uma vez que a retração do crédito faz com que o comércio seja menos produtivo. Por isso, antes de aplicar seu dinheiro em algo incerto, pesquise e avalie se é o momento correto.
Dicas para mulheres abrirem seu próprio negócio
Alguns negócios são voltados para homens e outros para mulheres, e isso é fato. Não é machismo e nem feminismo, mas um homem abrir uma loja de cosméticos venderá menos do que se fosse de uma mulher, assim como uma loja de ferramentas será mais lucrativa se dirigida por um homem. Claro que, independente do caso, cabe exceção.
Mas, via de regra, mulheres se dão melhor em negócios que possuem por público alvo outras mulheres. Isso porque elas conhecerão a atividade, o produto e saberão quais produtos devem estar expostos e de que forma. Além do mais, as mulheres, clientes em potencial, se sentem melhores quando atendidas por mulheres e tem o conhecimento de que a proprietária da empresa é também uma mulher. É uma questão quase de fidelidade.
Então, nossa dica master para as mulheres que pensam em abrir um negócio próprio, é procurar atividades que sejam buscadas por mulheres, como venda de cosméticos, departamentos de estética, decoração ou até mesmo atividades típicas masculinas, porém voltadas para as mulheres. Será mais fácil gerenciar o estabelecimento e será, sem sombra de dúvida, melhor aceito por seu público alvo.
Opções de negócios próprios para mulheres
Loja de roupas femininas
Abrir uma loja de roupas femininas é um bom negócio. Mantenha o padrão da loja feminino, com um ambiente leve e atendentes também sejam mulheres. Suas clientes se sentirão mais a vontade e isso fará toda a diferença.
Loja de lingeries
Uma loja de lingerie, por ser algo muito intimista, deve ser operado por mulheres. Podemos dizer que este é um do negócios próprios para mulheres mais feminino do mercado. As outras mulheres, potenciais clientes, se sentirão mais a vontade a entrar no estabelecimento e fiéis em consumir produtos de outras mulheres. É uma questão psicológica. Novamente, por ser um produto consumido exclusivamente por mulheres, ficará mais fácil de ser gerenciado por uma mulher.
Com uma tentativa de reformular o mercado de trabalho ou até mesmo tirar um extra, as mulheres estão cada vez mais envolvidas neste novo empreendedorismo que vem crescendo no Brasil, na atual crise econômica ideias e criatividade para driblar a falta de dinheiro nos lares brasileiros, nascendo assim um novo perfil profissional feminino.
Dicas para mulheres abrirem seu próprio negócio
Antes de abrir um negócio se atente ao mercado que você está inserido, novidades sempre são muito bem vindas, porém estudar o que o seu público deseja é uma grande sacada.
Se puder faça cursos direcionados a novos empreendedores, o SEBRAE é uma instituição séria e sempre está antenada com novas tendências de mercado, escolas técnicas que proporcionam cursos de liderança, investimentos e gestão de pessoas e lucros, também é uma ótima dica.
Se a grana tá curta, pergunte a algum conhecido que já tem um negócio, programas de TV, que falam sobre este assunto, ou até mesmo livros que são encontrados na internet com esse tipo abordagem também é uma ótima oportunidade de conhecimento, além de ajudar a construir um novo olhar para seu novo negócio.
Opções de negócios próprios para mulheres
Com o novo perfil de mulher moderna que exerce múltiplas funções entre a carreira profissional e a família, listaremos aqui algumas dicas de negócios que caiu no gosto das brasileiras nesta ultima década.
Salão/Boutique
Salões de beleza além de oferecerem o tradicional cabelo, unha e maquiagem, surge uma espécie de salão boutique, além de oferecer momentos de beleza, você poderá vender produtos como cosméticos, maquiagens, roupas e sapatos. Além de chique, você terá vários empreendimentos, não tendo a necessidade de se prender a somente um ramo de comércio. O pulo do gato é oferecer serviços de corte e costura para as roupas são vendidas.
Massagista
Qualidade em oferecer este tipo de serviços é um super marketing, não tendo a necessidade de ter uma clínica luxuosa. Apostar em tratamentos de pele e depilação é uma ótima sacada.
Empresa de decorações de festas
Festas personalizadas ou até mesmo uma festa simples sempre são uma pedida pra uma comemoração, como o tempo e a sujeira para quem resolve fazer isso em casa, está cada vez mais fora de moda, agora o que está em alta são empresas que oferecem este serviço, para o cliente só se preocupar em festejar, se investe pouco e a cartela de clientes pode ser tornar grande.
Capazes de dar conta praticamente de tudo sozinhas, as mulheres vêm conquistando seu espaço no mercado de trabalho e se tornando grandes empreendedoras que administram a vida profissional e familiar. Segundo o SEBRAE, o Brasil tem cerca de 10 milhões de mulheres empreendedoras, sendo que a metade são mães e a tendência desses números é aumentar.
A presença das mulheres no mundo dos negócios aumenta nas pequenas e grandes empresas e em diversos ramos de atividades, pois as mulheres possuem pensamentos diferentes dos homens, os quais visam à rentabilidade, já as mulheres, unem o lucro com o prazer de fazer aquilo que gostam e este é o espírito do empreendedorismo e da inteligência.
Se você também quer entrar no mercado de trabalho e se tornar uma empreendedora de sucesso, confira algumas dicas para negócios próprios para mulheres:
- Aprendendo Mais Sobre O Que É Empreender
- Técnicas para Atrair Clientes
- Vendas Externas – Entenda essa profissão e confira dicas para ser o melhor
- Como Fidelizar Clientes – 10 dicas para encantar os seus clientes
Dicas para mulheres abrirem seu próprio negócio
Quer investir em um futuro promissor e ser dona do seu próprio negócio? O momento é agora, pois segundo os especialistas o Brasil precisa desse crescimento interno, mas, para que seu sonho não vá por água abaixo é preciso pesquisar qual o ramo que está em falta na sua cidade ou região, com o que você gostaria de trabalhar e, em seguida, por quais os possíveis gastos para abrir o seu próprio negócio e se vale a pena investir.
Depois de escolhido o ramo de atividade, agora é hora de escolher o melhor ponto comercial da cidade, avaliando custo/benefício e se as despesas estarão dentro do seu orçamento previsto. Por fim, é hora de montar o negócio e trabalhar, mas, não se esqueça de registrar sua empresa na categoria destinada ao serviço prestado e ao tamanho da empresa.
Opções de negócios próprios para mulheres
Encontrar aquilo que gosta de fazer não é uma dificuldade para as mulheres, afinal, muitas são capazes de realizar tantas atividades com prazer que escolher o ramo de atividade do seu negócio acaba sendo um tanto complicado.
Mas, como é de praxe, uma das opções de negócios próprios para mulheres é a área da alimentação em geral, com foco pra produção própria que geralmente agrada e muito a clientela local, como restaurante ou venda de refeições prontas, sorveterias e doces em geral e confeitarias de bolo e doces para casamentos e festas de aniversário.
Outro ramo bastante promissor é o setor de cosméticos que cresce mais de 10% ao ano, pois as pessoas sempre buscam o que é novo no mercado, mas, nunca têm tempo de ir atrás, por isso, a opção é virar uma consultora de cosméticos, ou então, criar uma loja virtual com centenas de produtos e dezenas de marcas.
Por fim, o ramo de serviços gerais como lavanderia e até mesmo um escritório que disponibiliza faxineiras e arrumadeiras de confiança e que realizam um ótimo serviço também são setores promissores para as mulheres que sonham em serem donas do seu próprio negócio.
Poder trabalhar naquilo que gosta e sem preocupações com patrão é uma das inúmeras vantagens encontradas por aqueles que optam ter seu negócio próprio.
[…] uma aproximação ainda maior com o seu público-alvo e garantindo que as informações sobre o seu negócio sejam adquiridas em qualquer […]
[…] por fazer a gestão de uma carteira de clientes e, obviamente, também prospectar novas oportunidades para a […]