No vermelho? Veja quando procurar um consultor financeiro
Controlar o próprio dinheiro não é uma tarefa tão simples e, às vezes, é necessário recorrer a um consultor financeiro. Não são apenas as empresas que devem ter um planejamento econômico. O cidadão comum também precisa organizar as suas contas.
Planejamento de gastos e de investimentos pessoais é uma das tarefas do profissional.
Como os fatores monetários são cada vez mais complexos e voláteis, há a exigência de um bom nível de conhecimento na área. A educação financeira não é uma matéria ensinada nas escolas e a dificuldade de entender o jogo do mercado é compreensível. Além disso, nem todos são disciplinados e podem deixar de realizar bons negócios para si próprios ou para a família.
Prever os gastos e estar atento às oportunidades é fundamental para uma vida econômica segura e próspera. É aí que entra a figura do consultor financeiro. O profissional é habilitado a auxiliar na organização pessoal e na tomada de decisões, aconselhando sobre renda, orçamento, previdência, aplicações, financiamentos, seguros, gerenciamento de riscos e gestão de dívidas.
A decisão de contratar um consultor financeiro não deve acontecer somente nas emergências e nem ser encarada como uma inabilidade ou incompetência, e sim como um investimento.
Não há um momento exato da vida ou fase da carreira que determine a hora certa de recorrer ao profissional. Mas, como tempo é dinheiro, vale a pena iniciar cedo o planejamento. Um consultor terá sempre a receita certa para os bons e maus momentos.
Consultor financeiro nas horas boas e ruins
A falta de orientação pode levar ao acúmulo de dívidas. O crédito fácil e o consumo desenfreado comprometem a renda e dificultam o restabelecimento do saldo positivo – situação que pode piorar se a pessoa não tiver uma reserva para o momento de crise.
Alguns fatos inesperados também podem determinar a procura pela consultoria. Nos divórcios, o orçamento pessoal sofre mudanças radicais. O fim de um casamento geralmente é um processo desgastante, inclusive nas discussões e definições sobre o patrimônio das duas pessoas.
Outro impacto acontece quando a pessoa é demitida do emprego. Pouca gente pensa nessa possibilidade e guarda algum dinheiro para o momento. Os gastos mensais precisam ser revistos e alguns planos, engavetados. Despesas como a compra da casa própria ou uma troca de carro são relegadas a um segundo plano.
Entretanto, também podem surgir boas notícias, como um aumento salarial, a valorização de ações e o recebimento de uma herança. O consultor financeiro vai propor alternativas de investimento, que podem ser tanto a aquisição de bens materiais quanto uma formação acadêmica ou mesmo na viagem dos sonhos.
Separamos alguns artigos que pode ser interessante para você, confira:
- Saiba como economizar e guardar dinheiro – Organize sua vida financeira
- Conheça 6 bons livros para seu crescimento pessoal e profissional
Confiança é a base de tudo
O consultor financeiro também desempenha papel importante no planejamento da previdência. Com a adoção de fundos como poupança ou previdência privada, o aposentado não sofrerá tanto com a queda orçamentária.
O profissional pode atuar como autônomo ou prestar serviço a grupos financeiros, escritórios de economia, seguradoras, instituições de previdência complementar e outras áreas do planejamento financeiro pessoal.
Antes de contratá-lo, porém, é importante saber suas qualificações e seu currículo. Mesmos depois de confirmadas as credenciais, o contratante deverá manter tudo registrado. Ter confiança no consultor é a garantia de um futuro financeiro com mais tranquilidade e qualidade.
Vários são as vantagens de se ter ajuda de um consultor financeiro e não podemos esquecer de procurar sempre controlar nossa vida financeira, muito mais fácil prevenir do que remediar, principalmente quando falamos na questão de dinheiro.
Você consegue controlar as finanças? Ou será que precisa de ajuda profissional? Fale conosco, deixe um comentário! Queremos saber o que você pensa. E aproveite para conferir mais dicas aqui no Parceria Puket.
[…] claro que não se pode controlar tudo a todo momento. Por isso, recomendamos o gerenciador de tarefas, para que você tenha menos […]
[…] passo seis você deve desenvolver um plano de negócio, que envolve todas as áreas da empresa, que vão de planejamento estratégico a atividades de […]
[…] No vermelho? Veja quando procurar um consultor financeiro […]
[…] No vermelho? Veja quando procurar um consultor financeiro […]
[…] se tornar um empreendedor digital, lembre-se que é um negócio como outro qualquer e é preciso calcular os riscos, trabalhar com afinco. O investimento não é demasiadamente alto e a taxa de crescimento é […]