Impulsione as vendas do seu negócio com o modelo AIDA
Pense em uma técnica de vendas que continua em alta e dando resultados há mais de 100 anos. Esse é o caso do modelo AIDA, esse modelo foi criado no século XIX por Elmo Lewis e explicado no livro “Teoria de vendas (Theories of Selling)”, em 1920.
O modelo objetiva mostrar como funciona a cadeia de comportamentos de um potencial cliente entre descobrir e adquirir um determinado item ou serviço. Ele mostra como quem oferece o produto deve guiar o potencial cliente até o ato da compra.
E para isso, utiliza uma estratégia que é dividida em 4 passos, com uma sigla que tem um significado especial para cada inicial e cada inicial corresponde a um dos 4 passos pelos quais o consumidor passa até chegar a concluir uma compra.:
Atenção
Interesse
Desejo
Ação
Passo 01 do Modelo AIDA: Atenção
Para que seu produto ou serviço seja notado pelas pessoas, primeiro você deve chamar a atenção delas, esse é o primeiro passo! E depois que você conseguir chamar a atenção deverá despertar o interesse. Para conseguir chamar a atenção invista em táticas de marketing de modo que as pessoas se sintam maravilhadas pelos benefícios que você pode oferecer.
Passo 02: Interesse
Uma vez que a atenção tenha sido despertada é hora de criar o interesse. Nessa etapa o marketing e a propaganda também são fundamentais. Nesse momento, os elementos que você vai usar para chamar a atenção dos seus potenciais clientes farão com que a pessoa se interesse, ou seja, queira saber mais. Se você conseguiu despertar interesse é porque o seu potencial cliente tem um problema que. Então, para criar um interesse ainda maior você precisa oferecer para ele uma solução! Que vai ser o próximo passo.
Passo 03: Desejo
O que vai ser oferecido, seja produto ou um serviço, precisa ser completamente irresistível para o seu potencial cliente! Ele deve desejar aquilo que você está oferecendo, pois essa oferta vai mudar a vida dele. Nesse momento, vale trabalhar com promoções, vantagens especiais, que farão com que a pessoa pense não conseguir mais viver sem aquilo que você vende.
Passo 04: Ação
Se você estiver seguindo e obtido sucessos nos passos anteriores do modelo AIDA, a próxima (e última) vai ser moleza! A ação significa o ato de compra em si. Para que essa etapa seja bem-sucedida, você precisa oferecer e transmitir segurança para o seu cliente, seja por meio de garantias ou de facilidades no momento do pagamento. Essa segurança deve fazer com que o seu potencial cliente execute a ação da compra o mais rápido possível e sem medo!
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Se o cliente gostar do seu produto/serviço, muito provavelmente ele o procure novamente e indique para outas pessoas que estão buscando por essa solução. Por isso, é fundamental garantir que o cliente fique satisfeito! Entregue no mínimo aquilo que você prometeu, para garantir que ele fique satisfeito.
Você já tinha ouvido falar do modelo AIDA? O que achou, pretende colocar em prática? Deixe sua resposta nos comentários abaixo
Summary
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