Muito se fala sobre marketing digital e a importância para conquistar mais clientes e aumentar as vendas das pequenas e médias empresas mas é importante possuir um bom plano de marketing digital. Investir no mundo virtual pode funcionar sim, porém não é uma técnica milagrosa.
Para ter efeito, as ações de atração do público-alvo e as estratégias que estão envolvidas com o marketing devem ser pensadas para o cotidiano da empresa, construindo e desenvolvendo essa plataforma com o passar do tempo.
Assim como ocorre com os setores administrativos de uma empresa, ter um plano de marketing digital é essencial para garantir bons resultados e, não menos importante, mensurar esses resultados.
Mas, afinal, o que é um plano?
O planejamento de um setor de uma empresa é o primeiro passo para definir as ações e medidas que devem ser tomadas para melhorar a eficiência daquele setor, podendo ser um plano de gestão, um plano de produção ou de qualquer outra área.
O objetivo é simples: programar as atividades pensando na melhor utilização possível do tempo e dos recursos disponíveis, buscando otimizar os resultados com a aplicação dessas ações.
Sem a utilização desses planos, a empresa trabalha “sem rumo”, ou seja, não tem um guia para definir suas atividades. Essa ferramenta de gestão é essencial para manter os resultados positivos e permite investir na melhoria contínua do setor.
Para que eu uso esse planejamento?
Um planejamento é baseado na definição de uma meta a ser alcançada, por exemplo, aumentar a taxa de conversão em 5% em um mês. A definição desse índice a ser alcançado é essencial, pois é ele que vai definir quais ações são necessárias.
Cada ação tem um objetivo especifico direcionado à meta, ou seja, o plano reúne todas as ações necessárias para alcançar os resultados que a empresa precisa. Sem o planejamento, é difícil visualizar o que deve ser feito.
Em outras palavras, a função do plano de marketing digital é criar um roteiro que permita executar o trabalho de forma ordenada, obtendo-se, assim, resultados cada vez melhores em relação a uma meta definida.
E quais os itens de planejamento que eu utilizo para o marketing digital?
Todo plano de gestão se compromete em atribuir ações como solução para determinados problemas de uma empresa. Para realizar isso, é necessário abranger alguns itens de roteiro, que são essenciais em qualquer planejamento.
Definição das metas e ações
Para definir as metas a serem alcançadas, é necessária uma análise da empresa como um todo: desde o nicho de atuação até o engajamento atual do público-alvo. Sendo assim, as pessoas que vão ser escaladas para essa etapa devem estar em sintonia com a organização da corporação.
As metas devem ser definidas como um resultado quantitativo, com uma data limite. Dessa forma, é possível organizar o cronograma e as ações a serem realizadas levando em consideração o tempo e recurso disponível, sem sobrecarregar a equipe.
As ações a serem tomadas variam conforme a necessidade da empresa, mas elas devem estar em conformidade com as metas, promovendo melhorias ao longo da execução do planejamento.
Aspectos financeiros
O planejamento não abrange apenas o que deve ser feito, mas também deve analisar a realidade da empresa. Afinal, de nada adianta uma campanha de marketing digital perfeita se a organização não pode pagar por ela.
Dessa forma, a análise do setor financeiro, dos recursos disponíveis, do tempo necessário e, em contrabalanço, os resultados esperados, fazem com que seja possível definir estratégias eficientes e que estejam de acordo com o porte da empresa.
Comunicação
Outro item que deve ser planejado é a comunicação, tanto a externa (com os clientes) quanto a interna (com os colaboradores) – especialmente porque se comunicar é um dos principais pontos do marketing.
O plano de marketing digital deve analisar a melhor estratégia de comunicação, levando em conta, por exemplo, a linguagem usual do público-alvo, os termos referentes ao nicho de atuação e as palavras-chave que os seus clientes mais utilizam.
O resultado dessa etapa é evidente: a linguagem mais próxima permite um engajamento maior com o cliente, fazendo com que a atração seja mais eficiente. Os termos e as palavras-chave servem como estratégias de SEO, ou seja, para filtrar melhor o público que acessa o site.
Cronograma
Para que um plano seja eficiente, é necessária a realização de um cronograma de atividades, pois é nessa etapa que se define quando e quem deve realizar cada ação, organizando a equipe e limitando o tempo de operação.
Assim como o planejamento é um guia para as atividades do setor de marketing, o cronograma é um norte para a realização dessas atividades. Sem isso, é mais difícil de controlar o que já foi feito, o que falta fazer e quem está atrasado.
Além disso, uma programação bem feita faz com que o plano seja subdividido em planejamentos mais específicos para cada responsável, tendo como o objetivo a finalização da atividade a ele atribuída.
Escolher os canais de divulgação
Existem inúmeras opções para divulgar o conteúdo de marketing no mundo virtual, sendo que cada veículo possui particularidades. Sendo assim, é necessário planejar em quais canais a empresa vai estar presente para que o conteúdo produzido seja compatível com eles.
A definição dos canais deve ser realizada com base no tema da empresa e nas preferências do público-alvo. Além disso, é necessário planejar o monitoramento de cada canal utilizado: se um deles não está gerando resultados, é melhor investir em outro.
Mensurar os resultados
Nem toda ação de marketing digital funciona, sendo necessário aprender com os erros e melhorar as estratégias. Mas, para que isso seja possível, a empresa deve conseguir mensurar os resultados.
O processo de melhoria do marketing passa por quatro etapas cíclicas: o planejamento, a aplicação, o monitoramento e a ação. Dessa forma, elas sempre estarão ligadas e cada ciclo serve como base para melhorar o próximo.
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